[resenha] De coração para coração, por Lurlene McDaniel


Livro: De coração para coração
Autora:  Lurlene McDaniel
Páginas: 207 páginas
Qualificação: 4 estrelas
Resenhista: Brenda Mineo


“Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “;doadora de órgãos”;. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.”


De coração para coração, escrito por Lurlene McDaniel, é um livro incrível e com uma história emocionante sobre perdas, novas oportunidades e ânsia por viver. O Best-seller é dividido em três partes: a primeira é narrada apenas por Kassey; a segunda e a terceira são alternadas entre Kassey e Arabeth.

Arabeth queria a chance de ser uma adolescente normal, que pudesse correr, brincar, paquerar e de fato viver sem limitações. Entretanto para que esta condição se tornasse real, só havia um meio: ganhar um coração. Quando ela e sua mãe recebem a notícia de que o órgão foi encontrado para o transplante, Arabeth nem imagina quem o doou. E o quanto sua vida mudaria a partir deste acontecimento.

“Sou esperta o suficiente para entender que a vida é definida por momentos decisivos que, em sua maioria, não são planejados ou esperados. Um telefone que toca e uma voz que diz ‘Nós temos um coração’”.

Kassey e Elowyn são amigas inseparáveis. São melhores amigas e sempre estão por perto quando uma precisa da outra, mesmo agora em que Elowyn iniciou um namoro. As duas  são amigas de coração e seus planos para a vida estavam começando a funcionar quando o acidente que resultou na morte da melhor amiga dilacera Kassey. Um sentimento de inconformismo cresce dentro da garota. 

“No primeiro dia de aula, entrei pela porta da frente e meu coração despedaçou. Abaixo da imagem havia seu obituário e uma homenagem escrita por um dos professores. Meus olhos se encheram de lágrimas e eu não consegui ler.”

A autora trafega por um tema grandioso e delicado que é a doação de órgãos, “fazer o bem sem olhar a quem”, literalmente. Nos faz também refletir sobre essas decisões que podemos tomar em vida e que tem o poder de mudar o destino de muitos outros. Um sentimento complexo e único faz o envolvimento com a história ser inevitável. Sabe aquele livro que te deixa pensando nele mesmo dias após seu término?! Pois é, me deixou assim.

De coração para coração retrata a dor da perda, a forma como seguir em frente em meio ao sofrimento e aceitar as escolhas alheias. Fala também sobre a oportunidade da nova chance de poder simplesmente viver, aceitar um presente. Um livro tocante em que se pode sentir em cada trecho o mais puro sentimento: o amor.

por, Brenda Mineo

5 comentários:

  1. Aeee estreia da colunista nova.. kkk muito bom *--* Doação de órgãos é realmente um assunto bem delicado por ser afamado sendo um sentimento de angustia unica, tem que ser ou muito bom ou muito ruim esse livro e Lurlene chega ao ponto que chega a uma certa (grande) realidade, emociona e prende para uma leitura esplêndida. Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, que estória linda, gosto muito de livros emocionantes, que nos fazem refletir. Nunca li nada que faz referencia a doação de órgãos, quem sabe esse livro não seja o primeiro, fiquei curiosa quanto ao desenrolar da estória, e os outros dois livros. :D

    ResponderExcluir
  3. Brenda! Parabéns pela resenha! Ficou ótima!!

    De fato, o tema que a autora aborda é bem delicado... Sinceramente, gosto de ler livros com temas assim, gosto de ver de que forma o autor(a) retrata isso, e de que forma isso mexe com a gente.
    Sua resenha me deixou bem curiosa!

    Beijos xD

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenda, adorei a resenha!
    Já tinha visto esse livro em outros blogs mas nunca tinha parado para ler uma resenha. Parece abordar um tema muito delicado em que devemos abrir completamente a mente para iniciar a leitura.
    Talvez eu leia mais para frente, quem sabe?
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. "de Coração para Coração" está como prioridades em minha cesta literária a alguns meses. Logo quando soube da publicação fiquei eufórica (preciso logo comprar o meu rs). Livros impactantes são meus preferidos e a doação de órgãos além de ser um tema super delicado é muito comovente. Estou ansiosa por lê-lo.

    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir