[Resenha] Adultério, por Paulo Coelho

Adultério
Livros: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 240 páginas
Qualificação: 2 estrelas
Resenhado por: Lucas Bispo



Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. 
– Mas isso não é o mais importante? 
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente. 


Nunca li nada do autor. Entretanto, recebi um convite da editora Sextante, para prestigiar e ler seu novo livro. Decidido a conhecer a escrita do autor, logo aceitei, e aqui estamos!

Linda tem a vida perfeita. Mora em Genebra, Suíça, é jornalista, casada com um homem rico, tem dois filhos, e uma vida estável. Porém algo ainda falta, mas o que será? Após um encontro com um político e ex-namorado, Linda acaba despertando dentro de si desejos que jamais pensou em ter, aflorando um novo lado, tentando de uma alguma forma ser feliz outra vez.

Confesso que o livro me surpreendeu. Não estava esperando grandes coisas do livro, e nas primeiras 50 páginas, estava quase dormindo de tédio e desânimo. A trama segue num rumo bem linear, mostrando ao leitor o quão angustiada, nossa protagonista se encontra. Sinceramente, Linda me irritou muito, mostrando ser uma pessoa extremamente mimada, o que me levou a querer entrar no livro e dizer poucas e boas pra ela. Sei que é uma situação difícil muitas das vezes não encontrar felicidade no que planejávamos, porém alguns motivos - e argumentos - que ela usou para se defender, em diversas ocasiões, foram inválidos para mim.

O que mais me despertou à atenção, foram as partes bem picantes que encontramos no livro. Como eu não conhecia a escrita do autor, digo que suas descrições são bem explícitas. Mas voltando a personagem principal, que não curti, acabei achando-a muito mais problemática do que uma pessoa triste. Problemática do tipo: "você precisa se tratar, minha querida!", "Já conhece Jesus?" hahaha brincadeiras a partes! Sua narrativa é bem simples, porém tediosa. Voltas e voltas e sempre encontramos o mesmo problema, a mesma coisa... Sabe quando você quer algo a mais para completar todo o enredo? Não consegui me ligar à história, aos personagens.

O que mais curti no livro, são os diálogos que encontramos. Todos os personagens tem seu travessão que remetem a sua fala, entretanto, Linda é a única que mantem suas falas num padrão "pensamento". Sabemos que ela está respondendo como um diálogo, mas também temos uma intenção de ligação à seus próprios pensamentos. Em geral é uma história legal, e só. O final é meio estranho. Na verdade, não sabia o que esperar do livro em si. O mais interessante é a forma como o autor aborda elementos que remetem a fé, Deus, o amor em si, a compreensão. Isso foi interessante e proveitoso em toda a leitura, trazendo-nos a ter pequenas reflexões.

8 comentários:

  1. Olá Lucas!
    Eu simplesmente detesto Paulo Coelho. E não de forma gratuita, já li quatro livros dele para ter certeza absoluta de que um autora tão aclamado era só isso mesmo: voltas e voltas para chegar a lugar nenhum. Quando vi que ele lançaria livro novo pensei que talvez houvesse alguma evolução, mas pela sua resenha já vi que não.
    Com certeza vou continuar passando Paulo Coelho... :/
    B-jusss!

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas, exaltando esse livro, dizendo o quanto é bom e outras coisas. Nunca li nada do autor, quem sabe eu não dê uma chance pro autor. :D

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Também nunca li nenhum livro do autor o gênero dele não me interessa. Mas a sua resenha está ótima. :)
    http://singeloleitor.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Adorei a resenha.
    Tentei ler um livro do autor mas tive que abandonar! MUITO.CHATO.
    Esse livro não me chamou muito a atenção, mas acho que é medo de ler algo do autor.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas!!
    Eu não gosto dos livros do Paulo Coelho. Já tentei, mas não consigo me adaptar com a escrita dele.
    Por outro lado, amei a resenha. Talvez essa obra seja uma exceção!

    Abraços.
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Lucas. Li dois livros do Paulo Coelho e detestei...rs. Porém, vou dar uma chance para Adultério. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!!

    Como a maioria nunca li nenhum livro dele. Coincidentemente essa semana li uma matéria dele na Exame se não me engano, na esperança de ao menos me empolgar com ele como pessoa.
    Maaas, só fez piorar, algumas coisas que ele disse eu simplesmente não concordo e se eu fosse uma autora, jamais agiria da forma que ele age.
    É engraçado como aqui no Brasil poucas pessoas gostam dos livros dele. Já quando viajamos para fora, ele é um tremendo sucesso! Minha prima mesmo, que é italiana, quando fui visitá-la, ela me mostrava como o maior orgulho a foto que tinha com ele que estava pendurada num mural.
    Ia realmente dar uma chance à ele já que tenho um livro em casa, porém, depois de ler a matéria, dar uma olhada no skoob, e ler a resenha (não leve a mal, a resenha ficou ótima), vai ser beeem difícil eu ler algo dele.

    Beijos xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Realmente é estranho como ele faz sucesso lá fora. E também não curto ele nem como autor e nem como pessoa. Vou procurar ler essa matéria e me inteirar mais hehehe

      Beijão <3

      Excluir