[Resenha] Era Uma Vez Minha Primeira Vez, por Thalita Rebouças





Hey pessoas!!!

A resenha de hoje é de uma autora brasileira: Thalita Rebouças. Só ouvia falar coisas boas da autora, e tinha vontade de ler algum de seus livros para conhecer. E eis que a oportunidade surgiu.

Era uma vez minha primeira vez conta a história de seis amigas. No auge de suas vidas adultas, se encontram em uma festa infantil, e ali, passam a relembrar momentos da sua adolescência. O primeiro garoto, o primeiro beijo e a tão polêmica, primeira vez.

Encantei-me logo de cara com a escrita da autora, totalmente voltada para nós adolescentes. Este foi o décimo segundo livro dela, e como ela mesma diz:

“Ele fala sobre sexo, mas não fala sobre sexo.”“Ele não podia me achar fácil!” 

Teresa é totalmente decidida de que não vai se apaixonar, nunca, se for possível. Mas, entretanto, não são nossas decisões que controlam essas coisas e ela, claro, se apaixona. Infelizmente, por um garoto que não se apaixona por ela. E já vimos que por aí tem chão...

“Eu era virgem. E feliz.” 

Clara é uma garota gordinha, mas super feliz e resolvida. Namorando há mais de um ano com um garoto que a família não suporta. Parece até clichê, acho que todos já vimos uma situação do tipo. A família é contra e faz de tudo para destruir o namoro ou não tratá-lo tão bem assim, até que ela se entrega ao garoto e as surpresas nem poderiam ser mais surpreendentes, haha. Só lendo para descobrir.

“Eu tinha pânico (pâ-ni-co) de engravidar!” 

Tuca era a modelo da turma, linda e magérrima. E apesar de ter o corpo dos sonhos de toda garota, somos garotas e com certeza entendemos: não era o corpo dos sonhos dela! E com isso ela vivia na eterna ilusão que se fosse para a cama com alguém, ele sumiria na manhã seguinte, depois de ver seu corpo de “cabide”, como a mãe dizia.

Não vou entrar muito nas histórias para não contar partes importantes delas, pois são bem curtinhas e diretas. Adorei isso na autora. Ela tem que falar: ela diz, e pronto. Sem lengalenga, sem enrolação. Da maneira que aconteceu, ela solta e traz a tona os conflitos internos não só da personagem, mas do leitor também ao se identificar – ou não -, com a situação. Apesar das histórias curtinhas, eu gostei bastante do livro, pois sem baixarias, ele conta a maneira como acontece, e claro, os sentimentos e medos envolvidos. 

Vale a pena conhecer e se deliciar nesse mundo, onde nossos medos e desejos são reais. Afinal, a adolescência não está na idade, e sim nas situações e maneiras como as enfrentamos.

RESENHA:
Mirely Fraga! Colunista de Resenhas

10 comentários:

  1. Oi!
    Amei o comentário!
    Já li alguns livros da Thalita, da coleção, "Fala Sério" e amei a escrita bem humorada dela.
    Fiquei curiosa com esse livro! Valeu a dica.
    Beijos.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da Rebouças e acho que o motivo é eu não curtir muito histórias com a temática mais adolescente e tal. Eu meio que amadureci literariamente muito cedo e pulei a fase desses livros. Mas adorei a resenha, a história em si parece ser bem divertida, ainda que com os dramas da idade e da situação.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, eu já sabia que a Thalita Rebouças escrevia livros mas não sabia que já tinha tantos, ainda não me aventurei nos livros dela, mas vontade não me falta, adoro livros que trazem esses dilemas adolescente, com bom humor. Gostei do livro e com certeza vou procurar por ele! :D

    ResponderExcluir
  4. Oiees =)
    ainda não li nada da Talita, e tenho muita curiosidade em descobrir sua escrita, esse me parece se rum livro fofo, bem gosto desse estilo, espero ler um dia.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu só li dois livros dela, Fala sério mãe e Fala sério amor! Eu gosto muito da escrita bem humorada dela e é uma boa maneira de interagir com os adolescentes.Eu já passei dessa fase, mas sempre recomendo para minha irmã que gostou tanto que leu mais títulos dela do que eu rs
    Esse livro parece bem interessante, mais para recomendar para minha irmã, claro que depois de eu ler xD

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Thalita Rebouças, mas só ouço bons comentários sobre a escrita dela.
    Já li a sinopse do livro e fiquei encantada. Parece ser um livro leve e divertidíssimo para ler.
    Depois dessa resenha eu preciso conferir o livro.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu já queria ler esse livro antes, vi ele por acaso na livraria e me encantei logo de cara, e estava curiosa para saber o que tinha dentro dele hahaha a historia parece ser muito boa, essa é a primeira vez que vejo uma resenha dele, e fico feliz que ela tenha sido positiva.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Parece ser uma história legal, pela descrição.
    Eu ainda não tinha visto este livro.
    Leria com certeza..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Como as opiniões são diferentes, né?
    Eu comprei e li este livro e não curti, sério, achei muito bobo, apesar de engraçado.
    Eu não dei certo com a Thalita.
    Beijos e até mais,
    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar super bem da autora e gostaria muito de conhecer alguns livros dela. Gostei bastante desse e do gênero que a história aborda, quero muito ler, espero me agradar.
    Beijos

    ResponderExcluir