[resenha] Corações Feridos por Louisa Reid

Livro: Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Assunto: Drama
Resenha: Lucas Bispo
Classificação: 5 estrelas.


Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa.

Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa.

No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte...

Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

Quando peguei Corações Feridos para ler, não sabia muito o que esperar, a não ser uma história tocante e profunda. O livro é um lançamento da editora Novo Conceito, escrito pela autora Louisa Reid. Estou sem palavras para iniciar esta resenha.

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas mas distintas em suas características. Hephzibah é perfeita, linda e quer viver sua vida como bem entender. Já Rebecca é compreensiva, temerosa e nasceu com a síndrome de Treacher Collins que deformou seu rosto. Depois da morte de Hephzi bem no começo do livro, Rebecca acaba sendo a responsável pelas agressões e surtos de seu pai que sem muitos motivos a espanca e a faz viver uma vida presa. Rebecca é maltratada por seu pai. Estúpido e arrogante, culpa a filha por vários motivos, inclusive por ser uma "aberração". Isso só piora quando sua irmã falece, tendo agora que sobreviver e lidar com toda a dor e culpa. Becca está perdida em si mesmo, sem rumo e sem saber ao certo o que fazer. Oprimida pela sociedade e por seus pais, Becca sofre muito por ser feia e descriminada pelas pessoas e sua única solução é vencer essa dor e tentar ao menos ser livre.

O livro é tratado de uma forma tão crua e nua que deixa o leitor aflito a cada cena descrita. A autora é sincera, e sem dó alguma, esmaga toda a esperança do leitor. Estou angustiado até agora para escrever esta resenha e não sei nem como vou descrever o quão perfeito é este livro. A verdade transmitida na história é de dar arrepios e embrulhar o estômago. Quão cruel pode ser um ser humano?

A forma viva que a história relatada, é de arrebatar o coração. A sinceridade na escrita é tão real que me coloquei no lugar de Rebecca várias vezes e a dor avassaladora me fez cair em prantos e rever meus conceitos. A narrativa intercalada traz a visão do futuro por Rebecca e no passado por Hephzibah deixando a premissa angustiante, revelando aos poucos o suspense decorrido no livro.

Sem dó e nem pena, Corações Feridos é sem dúvida um livro crível e palpável, uma das melhores leituras do ano e recomendado para todos de olhos fechados.

24 comentários:

  1. Só de ler sua resenha já fiquei angustiada, quando eu for ler esse livro sei que vou chorar e ficar pior. Sei perfeitamente como é ter pessoas cruéis ao seu redor, como é sofrer porque você tem algo de diferente das pessoas "perfeitas" as quais a sociedade tinge. Na minha adolescência eu cheguei a pesar quase 100 kg e por isso eu passei por muita coisa, fui deixada de lado, fui xingada, chamada de estranha... Sei que não é nenhum terço do que a Rebecca deve ter passado - principalmente por ela ter sido agredida pelo pai -, mas é um pouco e eu posso entender pelo menos uma pequena parte do que ela sente.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros de drama, e esse parece ser muito bom. Gosto quando o autor não tem dó de colocar a coisas!

    ResponderExcluir
  3. Já vi que esse em um daqueles livros que ira me tirar o sono.
    Inicialmente não tinha me chamado a atenção, mas depois da sinopse, fiquei na vontade de ler.
    Excelente resenha, despertou mais ainda minha curiosidade.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu adoro livros desse tema , fiquei bastante ansiosa por ele .
    A resenha ficou maravilhosa , fiquei com muita vontade !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também foi uma das minhas melhores leituras do ano.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu não tinha dado nada pelo livro, mas sua resenha foi tão clara, que acho que preciso desse livro agora. Nunca costumo ler livros profundos - acho que só li mesmo nesse estilo, Garota, Interrompida da Susanna Kaysen - e estou procurando por outros desse gênero. Ótima resenha, cara :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Se com sua resenha já fiquei com o coração na mão, imagina lendo o livro, já que você ressalta que a intenção da escrita é fria, sem dó, nem piedade. Fiquei bem aflita, mas curiosa.
    Gostei de saber que a Hephzibah, mesmo falecendo logo no início, também narra parte da história.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro! Fiquei desesperada quando fiquei sabendo como a Heph morreu :( A autora não tem dó mesmo. Tinha acabado de ler "Bela Maldade" quando peguei esse, agora preciso de uma leitura super leve para equilibrar um pouco. Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Isa - www.entreparagrafos.com

    ResponderExcluir
  9. Linda capa!!! Ótima resenha!!!
    O livro parece ser bem interessante!! Já foi para minha listinha de compras... :)

    ResponderExcluir
  10. Estou num momento "quero um livro que toque lá dentro e mude alguma coisa" e esse livro parece realmente perfeito para isso. Eu nunca tinha ouvido falar dele (é lançamento, dã) mas sua resenha me deixou com uma vontade inquietante de lê-lo. Sinceramente, você tem o dom de deixar a obra mais linda do que já é, com seu modo simples e singelo de resenhar.

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara, esse livro parece ser ótimo... a cada resenha que leio sobre ele me interesso mais, e a sua só contribuiu pra eu ficar louca de vez por esse livro! hahaha
    Parece ser uma história muito emocionante, que deixa o leitor aflito, preocupado e pensando no que leu 24 horas por dia. Quero muito! *O*

    ResponderExcluir
  12. Não dava nada por esse livro quando o vi na lista de lançamentos. Gostei do título, achei a capa legal, mas a sinopse não havia me conquistado.
    Gosto de livros com temática forte, e este livro parece feito pra me conquistar. Quero muito lê-lo agora.

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAAhhhhhhhh eu não devia ter lido essa resenha! Não é spoiler, mas saber que tem uma morte já no começo do livro não foi legal pra mim. :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk' Te entendo perfeitamente. É um pouco chato quando sabemos de mortes no começo, mas é preciso para dar rumo a trama. E a própria sinopse já entrega haha'

      Beijos...

      Excluir
  14. Queria saber sobre a autora... é estadunidense?

    ResponderExcluir
  15. Queria saber sobre a autora... é estadunidense?

    ResponderExcluir
  16. Nossa já fiquei com o coração apertado aqui, esse livro já tinha me chamado a atenção pela capa e a sinopse, agora com a resenha (ótima por sinal) eu vi que quero e muito ler.

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro... tudo o que já li sobre ele sempre me conquistou de cara.
    E todo o suspense e mistério que ele parece envolver são o ponto que geralmente mais gosto em livros. Resumindo, tá na lista!

    ResponderExcluir
  18. Otima resenha. Estou vendo esse livro em váááários blogs :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas.
    Legal saber que você gostou tanto do livro. Eu fiquei muito curioso desde que a NC anunciou o livro. Traz uma temática que eu gosto muito, e essa coisa da autora não poupar o leitor em nenhum momento é algo que me faz amar livros desse gênero *a maioria dos autores são assim*
    Gostei muito da resenhe, me deixou com mais vontade de ler.

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Amor livro de Drama, livro que mexe com o mais profundo do seu ser e faz ficar dias pensando sobre ele, e esse parece ser um daqueles que você se prende a cada pagina. Quero por de mais.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da sua resenha, é bom quando os livros nos tocam tanto. Mas não faz meu estilo de leitura, vou guardar o nome pra recomendar aos amigos.

    http://espiraldossonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Este livro superou é o contrario do que imaginava, adorei o livro!! Acho que quando ler o livro irei ficar com o coração na mão de tanta angustia ao lelo! Ja vou irei na minha lista de desejados.


    xx

    ResponderExcluir