[resenha] Antes de Dormir por S. J. Watson

Antes de Dormir
4 estrelas - ótimo.
Antes de Dormir por S.J. Watson
Editora: Record
Páginas: 400
Comprar: Submarino
ISBN: 9788501092052

Sinopse:

Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.


“Antes de dormir” é o primeiro romance de S. J. Watson, fruto do curso “Como escrever um romance” da Faber Academy que o autor britânico participou em 2009.  Tratando-se de uma história narrada em primeira pessoa, a protagonista Christine começa sabendo tanto sobre sua própria vida quanto nós leitores. Ou seja, absolutamente nada. Ela não reconhece o quarto onde acorda, nem o homem casado que está deitado ao lado dela. Ao posicionar-se na frente do espelho do banheiro, ela também não reconhece o rosto envelhecido que a encarava de volta. De onde havia surgido essa mulher 20 anos mais velha, com uma aliança de casamento nos dedos enrugados? Porém tal visão assustadora não é a única coisa que espelho fornece: fotos foram grudadas por toda a margem do espelho, legendadas por post-its com informações básicas.

Christine. Ben – seu marido. E é através de Ben que descobrimos a dura verdade. Há 22 anos atrás Christine, no auge de seus 20 anos, sofreu um acidente que resultou em sérios problemas cerebrais, incapacitando-a de formar novas memórias. Todas as memórias adquiridas ao longo do dia eram perdidas durante o sono, obrigando Ben a contar a mesma história todas as manhãs. Além das fotos no banheiro, Ben entrega a Christine um álbum de recortes com algumas poucas fotos tiradas ao longo dos anos – poucas, pois um incêndio na casa anterior havia destruído a maior parte das fotos e lembranças. Nessa conversa inicial, Christine descobre que o marido é professor e chefe do Departamento de Química na escola onde trabalha. Ela se formou em Letras, mas o acidente a impossibilitou de construir uma carreira. 

Depois que Ben sai para trabalhar, Christine começa a escutar uma musiquinha que parece vir de dentro de sua bolsa. Fuçando, ela encontra um celular (aparelho que ela não sabe manusear direito, visto que o acidente se deu no começo dos anos 90). O homem do outro lado da linha se identifica como Dr. Nash, médico de Christine, com quem ela supostamente tinha uma consulta marcada; o que é estranho, já que Ben não mencionara nenhum médico. Ao se encontrarem, o Dr. Nash se apresenta como um neuropsicólogo especialista em pacientes com problemas cerebrais, que está ajudando Christine a recuperar a memória. Nash ainda explica que é perfeitamente natural Ben não ter mencionado um doutor, pois ele não sabia das consultas. Ben tinha muita relutância em permitir que Christine fosse analisada por profissionais.

Tratamentos intensivos anteriores não resultaram em nada além de frustração, então por que continuar insistindo? Sendo assim, o Dr. Nash procurou Christine pessoalmente e a convenceu de que ele poderia ajudá-la. E, de fato, Christine começou a recuperar diversas lembranças com o tratamento, e em certos dias demonstrava ter mais consciência do que antes sobre quem era, onde estava e o que aconteceu com ela. Antes de voltar para casa, Christine recebe do Dr. Nash um diário que ela mesma andava preenchendo com anotações todas as noites antes de dormir. Ben também não sabe da existência do diário. Ao abrir a primeira página, Christine encontra uma mensagem perturbadora escrita em letras garrafais: NÃO CONFIE EM BEN. Confusa, ela começa a ler suas anotações. 

O livro é muito interessante, e o final surpreendente. A sensação de desconfiança me acompanhou até as últimas páginas. Em quem acreditar? No Dr. Nash, no diário, nas memórias de Christine? Será que eu não podia mesmo confiar em Ben? O suspense nunca é deixado de lado, já que nós vamos encaixando as peças junto com Christine e ela também está cheia de dúvidas e suspeitas. Acredito que esse livro seja um prato cheio para aqueles que gostam de ler com uma lupa de detetive nas mãos. 

22 comentários:

  1. Fiquei curiosa, a história parece ser boa.
    Já está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  2. Esse eu ainda não conhecia, mais gostei.
    Achei bem interessante a história.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece ser um livro bem interessante , espero um dia poder ler , agora estou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ahhh agora estou com mais vontade de ler esse livro!
    Da primeira vez que eu li a sinopse, me interessei pela história, mas li algumas resenhas negativas, o que acabou me desanimando.
    Não saberia o que fazer no lugar dela: não poder confiar em ninguém, nem no seu próprio marido, deve ser muito dificil.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Este é um livro que infelizmente eu ainda não li,
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Me lembrou aquele filme com o Adam Sandler, Como se fosse a primeira vez, mas sem a comédia.
    Parece muito bom, nunca tinha lido nada sobre ele, mas agora fiquei com vontade de ler.
    Gostei muito da resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Deve ser uma agonia ler esse livro, morrendo de curiosidade em cada página, não sabendo em quem acreditar rsrs Vou adicioná-lo a minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, me lembrou " Como se fosse a primeira vez" um filme em que a Drew Barrymore, sofre um acidente e fica com essa perda de memoria, toda vez que ela dorme, quando acorda não se lembra de nada, e o Adam Sandler tem que reconquistar ela todos os dias, o filme é belíssimo. E o livro me lembrou ele, mas sem a comédia e esse romance. Gostei bastante, e fiquei bem curiosa com a mensagem escrita no diário, não poder confiar em seu próprio marido é tenso hahaha.
    Enfim já esta na minha listinha ^.^
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Poxa, esse parece ser realmente um história que vai nos deixar curiosa e ainda tem um arzinho de suspense.
    ME lembrou um filme antiguinho "Como se fosse a primeira vez", mas no filme não existia esse tom de mistério com este médico que aparece.

    ResponderExcluir
  10. esquece tuuudo? que triste ...a história parece ser boa, e a capa é linda

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Me deixou bem curiosa..
    Mais um livro para minha lista :)
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  12. Minha nossa! Fiquei aflita mas, gostei das informações básicas no espelho. História muito interessante, já tenho meu suspeito mas, é clarp, foi livro o livro pra não ficar só na curiosidade. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Querooo muito ler esse livro, surto todo vez que vejo uma resenha e coma sua não foi diferente. Ótima resenha.
    Adoooro desconfiar dos personagens :DDD
    Beijos
    Brubs

    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  14. Me parece um livro bem interessante. A sinopse não instigou muito minha curiosidade, mas a sua resenha me fez desejar ler toda a narrativa e saber em quem poder confiar. Sim, estou bastante curiosa! A capa do livro é bem impactante e trás aquele suspense junto com ele. Vai para minha lista de favoritos :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. A parte inicial, do marido que ajuda a esposa a recuperar suas memórias todos os dias, me lembrou muito "Diário de uma Paixão". Contudo, foi quando eu cheguei na parte do suspense que o livro realmente me despertou a curiosidade para responder todas as questões que, aparentemente, o livro levanta durante toda a sua narração. Com certeza farei um esforço para ler logo este livro. Muito obrigada pela dica. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esse livro, mas como adoro um mistério, me interessei. No começo me lembrei daquele filme Como se fosse a primeira vez rs. Depois continuando lendo a resenha e vendo todo mistério da história fiquei super curiosa. Acho que um livro assim, onde você não sabe no que acreditar deve segurar do começo ao fim. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  17. Premissa interessante, adoro mistérios e já faz um tempo que não leio nada do gênero, dá saudade ><'
    Chega de chick-lit, HAUSHAUSHUAHSUHAS' Preciso de um livro assim u_u
    Adoro livros que nos leva junto com o personagem e só descobrimos as coisas com eles ><'
    Eu curti a ideia, e pretendo ler. A capa chama bem a atençaão.
    Parabéns pela resenha ;D

    ResponderExcluir
  18. a capa nao me chama a atençao, mas resolvi ler a resenha pois a sinopse me pareceu um pouco cliché, e não é que me surpreendi? parece ser algo muito bom, adoro um bom mistério e tenho certeza que nao vou me arrepender!!

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros que nos surpreendem, fiquei bem interessada neste! Espero ter a oportunidade de ler ao livro! A capa é linda, estou apaixonada!

    ResponderExcluir
  20. Segunda resenha que leio desse livro e minha curiosidade de ler ele só aumentou parece ser muito bom mesmo, imagina dormir e não se lembrar de mais nada acho que deve valer muito a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  21. Eu to com esse livro pendurado na minha lista de leitura. Agora fiquei curiosa pra saber o final O.o
    Beijo

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Alguem me conta o final desse livro eu parei de ler, achei a narrativa meio chata parei na pagina 280
    jcsdoty@hotmail.com

    ResponderExcluir