Resenha: Um Certo Verão por David Baldacci

Um Certo Verão

Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos. Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Com isso, as crianças são obrigadas a morar com outros parentes. Quando tudo parecia perdido, Jack se cura e reencontra seus filhos. Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar.
4/5 estrelas - Muito Lindo.

A princípio, tive em mente que a história seguiria o mesmo rumo que Nicholas Sparks daria. E não é que foi verdade? Tive a leve impressão que Sparks escreveu esse livro, pelo fato de seguirem a mesma linha, terem a mesma personalidade quando escrevem, e outros N motivos. Personagens, pano de fundo, o modo como descreve... Tudo me lembrou o tio Nick. Acho que isso foi bom, porque - para quem ainda não sabe - eu AMO os livros do Sparks. Mas chega de comparação e vamos a resenha.

Na verdade, nunca li e nem tão pouco ouvi falar sobre David Baldacci, mas recomendo sim seus livros.

David nos traz uma linda e emocionante história "contemporânea" misturando afetividade familiar e amor. Conhecemos o universo de Jack. Um homem maduro, casado, três filhos e feliz. Após saber que está com uma doença rara e terminal, Jack tenta duramente, se despedir da família nesses últimos "instantes" juntos, já que não passará de meses.

A princípio, Jack escreve cartas para sua esposa, para ler após sua morte. São cartas que ao decorrer do livro nós lemos e se emocionamos. Mas o que não imaginávamos era que o pior estava por vir. Na semana do Natal, Lizzie, sua esposa, acaba esquecendo de comprar os remédio de Jack e rapidamente vai a farmácia comprá-los. E o inevitável acontece. Lizzie é morta em um atropelamento, deixando pra trás um marido em estado terminal e três filhos. Isso choca fervorosamente o leitor. Impactando progressivamente a cada cena e fatos apresentados. Com todo o abalo, a família de Jack acaba o "jogando" em um asilo, e levando sua sogra consigo seus filhos embora. Mas algo surpreendente acontece, Jack se recupera milagrosamente do doença. Algo inexplicável ocorre, onde todos ficam abismados e felizes.

A trama tem o desenrolar encantador e surpreendente. A premissa do livro é bela e sutil. O livro não tem nada de tão supremo assim, mas é uma leitura gostosa, triste, para um verão. Gostei muito de ter conhecido a escrita de Baldacci, que me encantou ao lembrar do Sparks. Estilo de escrita muito parecido - isso foi o que me encantou. Acho que muitos não vão gostar por esse motivo, mas não é um livro ruim não.

Baldacci envolve romance, familiaridade, amizade, e outras caracterísiticas que só deixam melhor o livro. Um Certo Verão é o lançamento de Março da editora e tem tudo para ser um grande sucesso! Quem sabe não vira filme?

19 comentários:

  1. Eu também amo os livros do Nicholas então estou curiosa para ler este livro,que pela sua resenha tem tudo a ver com os livros dele.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie, adorei a resenha, nunca li nada de ambos os autores (que vergonha)tenho medo de achar a história muito parada, e triste, mas esse livro me chamo bem a atenção, e fiquei com muita vontade ler, deve mesmo ser um livro muito lindo, e deve trazer uma mensagem maravilhosa também, a capa está divina, e com certeza sim vai fazer muito sucesso =D
    Já está na minha listinha, Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã número um do Nicholas, mas gosto de alguns livros dele..
    Adorei a capa e o título desse livro, adoro o verão!
    Com certeza quero muito ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. É verdade pela sinopse, capa e título dá pra sentir um ''quê'' de Nicholas Sparks. Parece ser uma boa leitura mas, não seria um livro do qual sairia correndo agora pra comprar.

    ResponderExcluir
  5. Se lembra os livros do Nicholas então com certeza vou amar, o enredo é lindo, gosto desses livros pq eles não falam somente do amor homem mulher, mas do amor como seres humanos, pais, amigos, irmãos. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  6. que história triste, linda mais triste...espero que não seja como aquelas histórias que te fazem chorar, porque eu fico me derramando em lágrimas e passo vergonha

    ResponderExcluir
  7. Com certeza um livro intenso e eu jurava que esse livro fosse de auto-ajuda O.o
    Me interessei...acho que vou ler ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  8. Se ele é tão parecido com Nicholas Sparks acho que vou gostar. Nunca tinha parado para ler algo sobre o livro, mas me interessei. Vou incluí-lo na minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Adoro o Nicholas Sparks, sempre choro horrores rs
    Ainda não li nada do Baldacci, mas achei a sinopse bonitinha e bem parecida com um livro que o Sparks escreveria. Vou procurar saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  10. Assim como você também nunca tinha ouvido falar deste autor!
    O estilo de sua história lembra mesmo as de Nicholas e como sempre me encanto pela dele acredito que também devo gostar deste livro de David

    ResponderExcluir
  11. Não imaginei que esse livro seguisse um ritmo de narrativa bem estilo Nicholas Sparks. Já venho interessada por esse livro a tempos, e parece transmitir uma emoção maravilhosa! A capa é bem bonita, e o título também é muito belo. Pretendo ler os livros de David, mas acredito que os outros livros não sigam o mesmo ritmo deste!

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha! Uma das melhores que vc já postou! E eu tb amo Tio Nick... ou seja, já ganhou mil pontos comigo! srsrsrsrs
    Mas não sei se conseguiria ler esse livro agora, nesse momento. Andei com uma saudade de minha mãe que não sei... to mto manteiga!
    Esse livro já tava na minha listinha... vou marcar com um *
    beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho interesse em ler esse livro justamente porque comparam Baldacci com Nicholas Sparks e como ainda não li nada de Baldacci, gostaria de conhecer.
    Estou curiosa pra ler esse livro, me parece ser bonito e encantador, e capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  14. Olha, tenho que confessar que apesar de chorar copiosamente sempre que vejo um filme baseado nos livros do Sparks, eu ainda não li nenhum dos dois livros que tenho dele. Por isso, quando você compara a escrita do autor com a do Nick, eu só posso pensar que é uma história simplesmente emocionante. Sendo assim, apesar de eu não estar muito no clima de ler algo do tipo no momento, colocarei este livro na lista de desejados. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. A sinopse me deu essa impressão de Tio Sparks também. E essa capa me ganhou desde a primeira vez que a vi nos lançamentos da editora *o*
    E agora, com uma super resenha, 4 estrelas e mais a vantagem de se parecer com a escrita do Sparks só aumentou a vontade de lê-lo *---*
    Curto demais romances, e claro, vou amar conhecer mais um autor (:

    Beeeijão!

    ResponderExcluir
  16. que capa fofa!!! simplesmente de mais!!! a historia tem tudo para virar um filme certo? principalmente por que amo Nicholas Sparks e agora conhecer um autor com o mesmo estilo me fez suspirar!! quero muito ler!

    ResponderExcluir
  17. Serio que o livro te lembrou Sparks? Bem se foi assim, também quero lê-lo! Adoro romances e vi que você gostou bastante deste, o que me deixa ainda mais curiosa!

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser lindo, pois mostra superação de uma doença e a tentativa de reaprender a amar uma coisa que muitas pessoas precisam tenho certeza que é uma historia emocionante.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, juro que quando vi o conjunto capa + nome achei que seria mais um romancezinho; mas parece ter uma boa pitada de drama, e um livro que merece ser lido! Vou acrescentar na minha listinha!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir