[resenha] O Começo de Tudo, por Robyn Schneider

O Começo de Tudo
Livro: O Começo de Tudo
Autor: Robyn Schneider
Páginas: 288
Editoras: Novo Conceito
Classificação: 5 estrelas!!!
Resenha por: Brenda Mineo.


“O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.”


Sabe aquela sensação terrível de terminar um livro e não saber mais o que fazer com a própria vida?! (Espero que alguém se sinta assim pra não me chamarem de louca, haha) Eu me senti assim depois de ler O Começo de Tudo. Nunca havia lido nenhum livro da autora, Robyn Schneider, mas amei a forma como ela escreve e soube conduzir a história. 

Bem, Ezra é o típico garoto (perfeito-popular) americano: capitão do time de tênis, namora a líder de torcida mais bonita do colégio, e é favorito ao rei do baile... Esses e todos os outros clichês que já conhecemos. Mas numa noite de festa, Ezra vê sua vida mudar completamente; e foi aí que o livro me prendeu. Sobre planos que não dão certo e expectativas frustradas, eu entendo bem! E nosso garoto, de maneira trágica, após um acidente de carro, começou a entender também.

Na noite em que sua história ganhou novo rumo, Ezra pegou sua namorada em flagrante o traindo e decidiu ir embora; porém, um motorista desatento acertou em cheio seu carro e nem sequer parou para ajuda-lo. Seu pulso e joelho foram fraturados e os médicos foram categóricos: não voltará a jogar tênis e ainda usará uma muleta durante a fase de fisioterapia.

Após o acidente e de volta à escola, Ezra ainda tem que lidar com os amigos que não se fizeram tão amigos assim (nem ao hospital foram vê-lo). Meio perdido, o garoto retoma uma amizade de infância com Tobby. E é a partir desse momento que Ezra se encontra fazendo parte de outro time: o de nerds. É lá que conhece Cassidy.

Cassidy é um caso a parte! Eu me identifiquei em várias partes com ela – inconstante, leal e incentivadora – mas acho que nem todos vão gostar tanto assim da mocinha. A garota chega pra mudar de vez a vida de Ezra e mostrar pra ele que às vezes os planos falham e tem que falhar pra nos fazer amadurecer. Envolta em seu próprio drama pessoal, Cassidy toma decisões que parecem acertadas e duras ao mesmo tempo.

O relacionamento de ambos é doce, apaixonante e me fez suspirar algumas vezes. Ezra é o tipo de namorado preocupado e romântico na medida certa! 

O crescimento do personagem principal é nítido no decorrer do livro, e de repente te faz pensar em tudo aquilo que você deveria deixar pra trás e construir algo novo e puro. Cativante e sincero, Ezra nos dá uma lição de superação!


2 comentários:

  1. Qlq livro que comece com um popular virando loser é digno de atenção, haha. Adorei a resenha e fiquei empolgada com o livro. Sem falar que Ezra me remete ao Miller. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ainda não me interessei pelo livro. Quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir