[Crônicas] Confissões de um egoísta assumido (Parte 1).

Confissões de um EGOísta assumido - Parte 1 - O livro é meu, problema é seu!


- Está lendo qual livro? - Pergunta a menina com sardas na face.
- Cidade dos Ossos... - abaixo a cabeça e continuo a ler.
- Depois que terminar, me empresta???
PARA TUDO! COMO ASSIM? QUE OUSADIA! NÃO, NÃO, NÃO!!!
Taan taan taaan... ~le despertador~
- Filho, hora de acordar, hoje tem escola!


Mamãe dizia que eu não nasci assim. Dizia que o tempo angustiado pelo por do sol, me fizera ser quem sou hoje. Não sou uma pessoa má - era o que dizia-, apenas tenho reflexos egoístas. Antipático? Digamos que não. Assíduo? Só no que me interessa. Isso me define. Mas não pense que me orgulho de ser egoísta, apenas ajo com a naturalidade sem perceber.

Se eu sou perfeito? Não, por mais que eu tente acertar tudo, acabo sendo motivos de desigualdade. Sei que busco meus interesses, mas relevem. É uma parte boa que freneticamente se mutila em mim.

Não é que eu seja egoísta - como sou taxado -, mas é que tenho cuidado com o que é meu, preferindo não emprestar, ao invés de emprestar e depois pelos cantos atormentar-me por uma escolha errada.

Egoísta no dicionário: Pessoa que busca seus próprios interesses. Sinônimos: Interesseiro.


Mas que grosseria digamos? Que culpa tenho eu se em parte o egoísmo predomina em meu ser e também na angústia que me atingi ao emprestar livros - cheguei no ponto ativo! E NÃO, eu NÃO empresto livros. Odeio que me peçam emprestado. Várias classificações dão-me. Acham-me ruim, malvado, egoísta, só porque eu não quero emprestar meus livros. Mas cá entre nós, que culpa tenho EU de não querer emprestar meus livros?

Depois de emprestar, a pessoa estraga todo o livro. Ele vem detonado, ferrado, maltratado. Os livros são meus bebes, tem vida própria e sei que não há ninguém no mundo que gosta de ser maltratada.

Emprestamos sem sujeira e voltam sujos e com orelhas. Emprestamos cheirosos, daqueles que tem cheiro de livro novo, e eles veem fedendo a carne congelada. Posso parecer egoísta, mas nenhum pai ou mãe empresta seus filhos pros vizinhos.

Sou egoísta mesmo, mas sem aquele supremo orgulho. Sou perdido em meus devaneios, e acabo sendo motivo de descriminação. Quer meu livro emprestado? Prove-me cuidados, e assine os termos de condições de uso.

Todos vem com a velha cara de cachorro que caiu da mudança clamando pela misericórdia. NÃO! Já passei por situações horríveis, a qual tenho arrepios só de lembrar! Estou me sentindo mal por dizer que sou egoísta, mas vejamos bem, se você me conhecer melhor, vai entender porque sou assim... Pelo menos eu acho!

Já ouviram a frase: Amigos, amigos, negócios a parte? Substitua a frase por: Amigos, amigos, livro a parte! Acho que já disse tudo. Não é por maldade, mas pra quem apanhou por emprestar livros uma vez, certamente não quer apanhar a segunda e terceira.

- Poxa, seu egoísta! - diz a menina com sardas na cara.


*----------*


Esse post faz parte do Top Comentarista. Participe aqui.

11 comentários:

  1. Eu também sou egoista...Não empresto livro mesmo, a não ser que seja para alguém como sogra, mãe...Se não, não empresto mesmo, sinto muito.

    ResponderExcluir
  2. Ah eu também sou egoísta e muitoo !! rs
    Não gosto de emprestar livros por saber que a maioria das pessoas não tem cuidado com o livro, molham, amassam, comem em cima e eu odeio isso.
    Meus livros são meus filhos então não empresto mesmo !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não saio emprestando assim meus livros para qualquer um, eu tenho um grupo seleto de pessoas que assim como eu tem cuidado com livros!! Meus são preciosos demais =D
    adorei a cronica
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu também não empresto, tem muita gente que pior do que destruir, acaba não devolvendo os livros, só empresto para um amigo que cuida e devolve rápido!

    ResponderExcluir
  5. Eu até já emprestei meus livros mas depois que eu emprestei a série Crepúsculo na maior inocência e na maior humildade a pessoa me devolveu ela super detonada,agora só empresto pra minha irmã e olhe lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não me acho egoísta, agora a menina mal te conhece e já quer o livro emprestado, claaaaaaaaaaro que não!

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu sou tão legal quando o assunto é empréstimo de livros!
    Posso me arrepender depois, mas isso nunca vem na cabeça na hora u.u
    Empresto sem nem pensar duas vezes .-.
    Por mais perigoso que isso possa parecer, haha.
    Criei o gosto pela leitura em minhas amigas graças à isso. Emprestar os que tinha acabado naqele instante, depois de elogiar eternamente, :P
    Não sei se consigo dizer não para alguém '-'

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou egoísta, não só com livros (que não empresto nem para minha mãe - ela é a pior de todas, já emprestou meu livro preferido para a filha de uma amiga e fingiu para mim que estava lendo, voltou acabado), mas com tudo que eu tenho.
    Porém, para ser justa com a minha pobre pessoa eu também não pego nada emprestado de ninguém, jamais.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a crônica, sou egoísta também. Não gosto de emprestar livros, tenho todo cuidado com minhas coisas e sou crica mesmo com isso.
    Mas vou te contar uma vez eu emprestei, emprestei pela amiga e sabe o que aconteceu? Ela emprestou meu livro pra outra pessoa. Foi o fim, nunca mais.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkk Eu também sou suuuper ciumento com meus livros, você empresta ele novinho e ele volta sujo, detonado, que não da nem vontade de tê-lo mais na estante. Eu s[o empresto os meus livros antigos, tipo uns de edição de banca que eram da minha tia. Mas os novos? NO, NO, NO!

    ResponderExcluir
  11. Eu empresto.. mas de preferencia pra quem eu já sei que vai ter cuidado com meus livros..

    ResponderExcluir