Livro: Todos os meus amigos são Super-Heróis
Autor: Andrew Kaufman
Páginas: 175 páginas
Editora: Leya
Qualificação: 3 estrelas
Resenhado por: Lucas Bispo
Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver. É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder - ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?
Todos os meus amigos são Super-Heróis, é um recente lançamento da editora Leya, escrito por Andrew Kaufman.
O livro se passa durante uma viagem de avião de Tom e Perfeccionista. Na verdade, só de Perfeccionista, pois ela não pode ver Tom, porque após uma briga entre Hipno e Tom, Hipno acaba "hipnotizando-o" fazendo com que Perfeccionista não consiga mais enxergar Tom. Após 3 meses esperando seu amor reaparecer, Perfeccionista acaba partindo rumo a Vancouver. Onde nossa história tem seu pontapé inicial. O livro decorre nessa essa tentativa de Tom reaparecer para Perfeccionista, e dentre essa narrativa simples, o autor, narrando em terceira pessoa, acaba nos contando um pouco do passado das personagens.
Digamos que Super-Heróis seja um livro simples, porém não um livro qualquer. Seu maior destaque e diferencial é o uso de metáforas e sua dinâmica apresentação. A forma cômica e muito bem trabalhada que o autor usa é instigante. Por ser um livro inteligível, você o acaba lendo em poucas horas, desfrutando de um livro despretensioso que cumpre bem seu papel de divertir o leitor.
As ilustrações que encontramos no livro, são de extrema qualidade, peculiares, que remetem muito bem a história, refletindo muitas vezes de uma forma simples, o tema que está sendo tratado. Em cada começo de um novo capítulo, encontramos algumas descrições sobre alguns Super-Heróis, que ambos protagonistas do livro, já conheceram.
Uma das reflexões que o livro passa, é a questão de que todos nós de uma forma inconsciente, somos "Super-Heróis!" e que não precisamos ser o mais poderoso para ter um destaque. Cada pessoa tem seu próprio Herói dentro de si.
Todos os meus amigos são Super-Heróis é de todo uma leitura bem divertida. Entretanto, fica apenas nisso. Não é algo profundo para refletir tanto, ou que toque o leitor a ponto de vibrar com suas emoções. É um livro diferente, daqueles que a vida proporciona novas experiências, o que o torna algo leve, descompromissado. Algo mais para relaxar e divertir.
Deve ser um bom livro para se ler depois de ler um bem difícil, para curar a ressaca literária, eu não costumo ler muitos assim, mas de vez em quando é bom!
ResponderExcluirEstandy Books - A Estante Da Andy
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirDeve ser bom livro, a resenha está excelente. Parabéns.
http://singeloleitor.blogspot.com.br/
Até mais. :)
Nossa, Lucas, que diferente!!
ResponderExcluirNão lembro de ter visto muitos livros com essa temática, me pareceu ter uma proposta bem diferente! As vezes é bom ler um livro levinho assim, pra descansar a cabeça!
Parabéns pela resenha!
Beijos xD
@carol_ordonha
Oi Lucas!
ResponderExcluirAcho que esse é um livro que eu leria em pouco tempo. Parece leve e divertido e eu adorei essa ideia de Super Heróis <3 Nháaa eu quero!
Beijos,
Marcela.
ocantinholiterario.blogspot.com
Gostei da proposta do livro. Super bacana!
ResponderExcluirA julgar pelo título já imaginei algo cheio de ação e coisas que cá entre nós, não gosto muito.
Adorei sua resenha, e seu ponto de vista sobre o livro.
Não sei não se não vou comprar esse livro logo logo rs
beijos