[Resenha] A Guerra dos Fae (As Crianças Trocadas Vol. 1), por Elle Casey

As Crianças Trocadas
Título: A Guerra dos Fae (As Crianças Trocadas Vol. 1)
Autor(a): Elle Casey
Editora: Geração Editorial
Qualificação: 3 estrelas



Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?


Em caso de amor e ódio, estou com esse livro! A Guerra dos Fae é o primeiro livro da série As Crianças Trocadas, da autora Elle Casey, lançado pela Geração Editorial. Sério! Até agora não sei elucidar minha singela opinião.

Peguei o livro na semana de prova para refrescar a mente, já que não parava de estudar. Pois bem! Seu papel de me divertir e espairecer, foi cumprido. Um livro peculiar, diferente, que remete muito a Jogos Vorazes. Achei que alguns pontos chaves me recordaram à premissa do livro: "crianças jogadas numa arena/floresta, onde para sobreviver, terão de fazer o possível sem regras e preceitos." Até aí tudo bem, e porque não dar uma chance ao livro?

Jayne é uma protagonista e tanto! Atirada e valente, não mede suas palavras e isso acaba influenciando em suas poucas amizades. Seu melhor amigo é Tony "Panetone", e é exatamente o oposto de Jayne. Nerd, estudioso e caladão, suas características - meio que - completam a de sua melhor amiga. A vida pacata que ambos levavam, estava prestes a mudar rigidamente quando Tony defende Jayne de uma briga escolar tirando um revolver de sua cintura. O jeito era fugir. Entretanto, para onde? Quando enfim encontram abrigo, ambos acabam fazendo amizade com outros jovens desabrigados, e em busca de dinheiro para sobreviver, avistam um anuncio de jornal, onde ganharão 500 pratas para uma pesquisa científica. Após alguns acontecimentos, todos esses jovens são colocados numa espécie de ilha/floresta onde terão de sobreviver e enfrentar perigos.

Devo ressaltar que a proposta de "fantasia" foi bem cumprida. Muitos elementos narrados pela autora são bem colocados. Em certas partes, a leitura se tornava um pouco " excessiva em sua fantasia", porém dava pra relevar. Gostei dos segredos e mistérios que permearam a história. Isso deu um "up" na leitura que do meio pro final se deixou levar num ritmo estafante. Contudo, um ponto negativo que destaco, é o excesso de palavrões - palavras chulas - que se encontram na trama, remetendo a um incômodo gigantesco. Diante de uma escrita para um público mais Juvenil, a autora deveria rever esse excesso, que em várias partes, foi desnecessário.

Em geral, A Guerra dos Fae deixa uma ponte para o próximo livro da série, despertando instigação no leitor. O livro cumpre muito bem seu papel de interagir, proporcionando ótimos momentos de risadas e aventuras. Porém o que realmente me deixou encabulado foi a demasia de palavrões. O livro teria um destaque muito mais significativos caso essa precariedade fosse reduzida e reanalisada.

4 comentários:

  1. Oi Lucas!

    De fato, comecei a ler a resenha pela sinopse, e quando passei pela parte da floresta, também lembrei na hora de Hunger Games! Não me importo tanto com esse tipo de coisa, de algum fato ou premissa ser praticamente igual à outro livro, contanto que o autor(a) saiba colocar de forma diferente e original.
    Que bom que você conseguiu distrair, normalmente eu faço isso na minha época de provas, também precisa meio que relaxar a mente!
    Por fim, uma pena mesmo que ela tenha exagerado nos palavrões. Será que não pode ter sido da tradução? Você chegou a ver algum trecho em inglês pra ver se também está assim?

    No geral o livro pareceu bem interessante mesmo!

    Beijos xD
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  2. Bom gostei do livro, parece ter uma premissa bem interessante, a sinopse me chamou a atenção. A capa é linda, remete bem a ideia de fantasia, e já fiquei com vontade de ler. Adorei a resenha, eu ri na sua frase " excessiva em sua fantasia", rs! Dá pra saber que o livro cumpri bem seu papel, até demais, o que me desanimou foi o excesso de palavrões, como você disse na resenha, para um livro voltado para o publico juvenil pecou nisso. Enfim quem sabe quando essa serie ser totalmente lançada eu não me arrisco a ler! :D

    ResponderExcluir
  3. A capa é simplesmente perfeita! Tudo nela me atrairia em uma livraria! Amei a resenha, entrou para minha lista de "livros que quero ler em 2014". Vi elementos que me agradam em livros =) O preço dele não é dos mais baratos, mas vou anotar aqui! Quem sabe em uma promoção eu não pegue ele =)))

    Email: leo_ribeiro04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Esse realmente não é meu gênero favorito.
    Adorei a resenha (você é um menino culto). Não sei se arriscaria a ler este, até porque tem a imensidão de palavrões, que de fato é uma coisa que não admiro em livros...Só em alguns casos.
    Agradeça que protagonista é Valente. Imagina se fosse uma gelatina semi-morta?
    Beijoooo,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir