[resenha] Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?

Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?Livro: Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?
Autor: Cesar Cardoso.
Editora: Biruta.
Páginas: 160 páginas.
Classificação: 5 estrelas.
Comprar: Livraria Saraiva.
Resenha por: Lucas Bispo.


Era uma vez um garoto chamado Jorge, um cachorro e um chapéu de três pontas. Até aí, tudo bem. O problema é que um dia sumiu uma das pontas do tal chapéu. Então entrou em cena Dona Chica-cá, a melhor detetive de todas as detetives que existem detetivando por aí. Juntos, eles vão investigar o sumiço. E vão interrogar o Boida Cara Preta, Terezinha de Jesus, o Soldado da Cabeça de Papel, Pai Francisco e até a encrenqueira da Dona Baratinha. Será que eles conseguem resolver o misterioso mistério?



Sabe aquele livro fofo, cute-cute, que você tem vontade de apertar as bochechas até não aguentar mais? Então, foi assim do começo ao fim com esse livro peculiar que me deixou instigado do começo ao fim. Um livro bem construído e dinâmico que faz além do esperado. Assim que vi a editora lançando o livro, retirei o que tinha solicitado e o pedi imediatamente. O título instigante, faz jus à sua proposta: divertir o leitor entrelaçado no tem "infanto-juvenil". 

Jorge é um garoto simples, mas com uma imaginação muito fértil para sua idade. O menino acaba de perder uma ponta do seu chapéus de três pontas que agora só tem duas, e irá procurar essa ponta perdida aventurando-se junto a seu cachorro Alfabeto. Juntos viverão enormes aventuras onde até a Dona Chica-cá aparecerá, junto com o Boi-da-cara-preta (dá pra acreditar?) fazendo sua imaginação dar asas.

A história é divertidíssima e bem amarrada. Simples, objetiva, mas com uma narrativa engraçada. Chorei de rir em diversos momentos. O modo como o autor consegue mexer com nosso senso de humor é apaixonante.

Achei o título tão estimulante que fiquei repetindo ele umas 100 vezes sem parar. Parecia até um trava-línguas, onde quanto mais se fala, mais se quer repetir. A edição do livro está muito linda. As ilustrações mostradas ao decorrer, são introspectivas, únicas e perfeitas. E por mais que o livro seja bem infanto-juvenil, percebemos mensagens reflexivas dentre suas entrelinhas. 

A escrita do autor é bem sincera. Direta e sem delongas. Percebemos o envolvimento dos personagens com a história, esse embasamento que está em falta em alguns livros. O rendimento da história é significante, e por mais que seja um livro curto, ele reflete uma história maravilhosa, onde o próprio leitor pode dar continuidade sobre as margens da história. 

A premissa do livro é bem simples, e seu título revela o que pretende passar para o leitor. Não sei mais como elogia-lo. Leiam, e morram de rir. Para as mamães que tem filhos pequenos, é uma ótima presentear seu bebê com este livro. #FicaDica.

9 comentários:

  1. Bem, eu não curto livro infanto-juvenil nem tenho muito o que falar sobre a expectativa deste livro já que não vou ler, mas ele parece fofo

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Luuuu! Ate que fim vey''
    Mano só posso dizer: Necessito do livro :3333
    O título já tinha instigado agora nem se fala, amo livros infanto-juvenil
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  3. Eu não curto livros muito infanto-juvenis assim. Estou na onda do New Adult agora, então não me interessei em ler esse. O título é legal, mas a capa podia ser melhor, né?

    ResponderExcluir
  4. Que título enorme rs Parece mesmo um trava línguas. Gostei!!!!
    E a história tb parece ser bem divertida. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  5. Oie =)
    aaaah, que não conhecia esse livro e primeira vez que leio sobre ele, por suas palavras deu vontade de tê-lo aqui comigo, amo esse estilo de livro, onde interajo com os personagens, dá vontade de apertar a bochecha e tudo mais que falou, rsrsrs, já está anotado na minha lista, espero conseguir ele o mais rápido possível.Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler!
    Ainda não conhecia, mas o título é tão legal, e a resenha me deixou muito curiosa, parece ser um livro divertidíssimo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Realmente o titulo do livro parece um trava-línguas, mas não o leria pois não curto livros infanto-juvenis, porem com certeza daria para um criança sem problemas. Só acho que poderiam ter feito uma capa diferente dessa.

    ResponderExcluir
  8. Interessante o título do livro! Não sei se leria, mas com certeza o daria para minha filha (mesmo que ela só vá ler daqui a uns anos - ela só tem 2 anos, mas é tão fissurada por livros quanto a mãe).

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro gostosinho, bom para quando voce esta entrando em uma ressaca (eu no momento), vou tentar achar aqui na minha cidade.


    xx

    ResponderExcluir