Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Páginas: 302
Editora: Intrínseca
Classificação: 4 estrelas
Resenhado por: Brenda Mineo
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
É bem difícil encontrar alguém que não tenha lido ainda ACEDE, não é?! Mas não fique aí pensando que todos os livros de John Green caminham pela mesma estrada de dor e choradeira.
Em “O Teorema Katherine”, conhecemos Colin Singleton, um menino prodígio, engraçado, que ama anagramas, mas tem uma grande dificuldade em socializar com outras pessoas; só conseguiu fazer uma amizade no colégio, seu fiel amigo Hassan.
Colin sempre namorou garotas com o mesmo nome: Katherine. E após um fora de sua décima nona namorada, ele e Hassan embarcam numa viagem sem destino. Depois de colocarem o pé na estrada, Colin começa a elaborar um teorema que determina quanto tempo durará um relacionamento e quem terminará, chamando-os de “Terminante” e “Terminado”.
“Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? Sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que me vejo, se pudessem viver nos meus pensamento, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?”
Após o início dessa jornada, os garotos decidem desembarcar em Gutshot, Tennessee. E lá eles conhecem Lindsey e sua mãe, que ajudarão os meninos e são bem importantes pra história.
O livro tem um humor leve e me contagiou bastante, conseguiu me cativar e querer lê-lo a cada instante vago que tinha! Conversando com outras pessoas que leram, ouvi muitas dizendo não simpatizar muito com Colin por ele ser “meio” depressivo. Mas poxa, dá um desconto né?! Ele acabou de levar um – um não né, o 19º - pé na bunda! Tem todo o direito de se lamentar, hahaha.
“É possível amar muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir.”
Agora se você quer se apaixonar por um personagem, aí ele se chama Hassan! Isso mesmo, o melhor amigo de Colin! Ele é super engraçado, tem um jeito descontraído e é o amigo de verdade que qualquer um de nós gostaria de ter; do tipo que ri sempre, mas chora quando precisa.
O tema não é novo, mas John Green soube como abordar de modo diferente o tão temido término de namoro; e é claro nos deixando mensagens sobre superação, nunca desistir e saber que não é algo grandioso que te torna inesquecível pra alguém, mas sim seus aquilo que pode ser construído a cada dia e a cada momento.
“Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes – talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada.”
Olá!
ResponderExcluirde John Green só li ACEDE, que me não correspondeu todas as minhas expectativas!
Tenho um pouco de receio que os livros dele, sejam muito parecidos, como em uma mesma fórmula! tenho que ler outros para saber né?! :)
Adorei as quotes, as frases que Green escreve são sempre impactantes né?! :)
um beijo Lara!
http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/
Li três livros do John Green e tenho autonomia suficiente para afirmar que ele não é tudo o que falam por ai. John Green é inteligente em seu enredo, mas os finais mal acabados e a mesmo fórmula em todas os livros me deixa de saco cheio com ele...
ResponderExcluirEnfim, amei a resenha (e eu ainda não li este!') :P
www.decaranasletras.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei a resenha !
ResponderExcluirE conhecer mais um livro de John é maravilhoso. Confesso não não tive oportunidade d ler nenhum dele, mas pretendo mudar isso em breve. Parece uma história leve, que caminha sem dificuldade!
Eu o leria com certeza
Bjos
Leitura de Ouro
https://leituradeouro.blogspot.com/
Ooi tudo bom???
ResponderExcluirGostei da resenha mais a escrita do autor não mi agrada *-*
Ja li um livro de John e não gostei foi decepcionante, não sei si leria esse livro... Gostei dos quotes *-*
Bjs mi *--*
Não acho que ACEDE seja só dor e choradeira. O livro é legal e consegue ser divertido.
ResponderExcluirACEDE não foi minha melhor leitura do ano, mas gostei da narrativa do autor e fiquei bem curiosa para ler outro livro dele. O teorema Katherine despertou a minha curiosidade por se tratar de um livro meio que nerd e eu adorei o enredo.
Eu li O Teorema Katherine logo depois de A Culpa é das Estrelas e foi um balde de água fria. Não que eu super tenha gostado de ACEDE ~gostei,apenas~, mas como o livro era do John Green,esperava um pouco mais. Achei o livro um tanto chato e previsível. Era óbvio o que iria acontecer com os dois... Mas enfim, não curti muito essa leitura não.
ResponderExcluirEu acho que sou uma das poucas que não consegue morrer de amores pelo autor..eu li alguns de seus livros e gostei, mas não achei tão tão..incrivel assim #pedrasvoando
ResponderExcluirEu adorei o assunto de livro, não acho tão batido assim, pois nesta idade é um dos temas mais vividos rs, não é mesmo.
Eu tenho vontade de ler este, eu gosto dos livros dele, acho rapidos de ler e a escrita é sempre gostosa,
beijos.
Dos livros do John Green, este é o que mais tenho vontade de ler... me lembra um pouco o Projeto Rosie, que li e adorei! Parece um livro divertido na medida certa, que não cansa... quero muito ler! :)
ResponderExcluirBjus,
Paty Algayer - magicaliteraria.com
Li dois livros do autor, e ACEDE e Cidades de Papel. São bons livros, e pelo visto esse aí segue a mesma formula, o que me faz querer lê-lo.
ResponderExcluirJohn Green *-* Respeito quem não goste da escrita dele, mas, acho que ele tem o dom de usar a linguagem dos jovens e suas ironias em suas obras. Eu já li esse livro e concordo com sua resenha! Segue uma forma completamente diferente da narrativa de A culpa é das estrelas, mas, ainda assim aborda um tema novo com maestria ^^'
ResponderExcluirBeijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Queria ler esse livro, mas sinceramente, não animo... Mas vai que né? rs
ResponderExcluirwww.belapsicose.blogspot.com
Eu tenho O Teorema Katherine parado aqui na estante desde que lançou :c Não cheguei a ler ACEDE ainda, já que não o tenho. Estou bem empolgada para ler Teorema, até cheguei a colocar ele na Maratona Litéraria Eu Sou Doideira, mas acho que a maratona foi para o ralo, mas Teorema vai continuar na pilha das próximas leituras sim, quero conhecer os anagramas complicados de Colin. Estou bastante empolgada para lê-lo.
ResponderExcluirAdoro os livros do John Green. Pena que só li dois livros dele (O Teorema Katherine e ACEDE)
ResponderExcluirCom certeza irei ler mais livros dele.
Achei o livro absolutamente incrivel (OTK). rsrsrs :)
esse é meu livro favorito do John, é muito divertido e tem uma leitura gostosa d-a-r-k-paradise.blogspot.com.br
ResponderExcluirGostei muito de a culpa é das estrelas, mas eu realmente gostaria de ler é: "quem é você, alasca?" até agora esse livro não conseguiu chamar minha atenção mas parece ser legalzinho.
ResponderExcluirabraços.
O Teorema é um dos livros que eu menos gosto do Green. Acho q é o mais monotono, e o protagonista meio obcessivo não me agradou :(
ResponderExcluirAbraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Oi!
ResponderExcluirO livro parece interessante. Gostei bastante de A Culpa é das Estrelas. Vou apostar na leitura desse também =D
Beijo
blogandolinhas.blogspot.com.br
Só li ACEDE do autor, mas confesso que este não me interessou.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Até agora do João Verde eu só li A Culpa é das Estrelas,
ResponderExcluirconfesso que tenho um medinho desse livro por causa do lado matemático dele, mas deve ser só preconceito besta, talvez um dia eu o leia, mas no momento é uma leitura que eu passo!
Beijos
Conversas de Alcova
Li esse livro já faz um tempo, sinceramente, esperava mais por ele, já que amei A culpa é das estrelas, do John Green.
ResponderExcluirPorém, assim como você, achei a Hassan muito engraçado, e pode ser considerado meu personagem preferido do livro :)
Esse é o único livro do autor que não tenho justamente por todos falarem que é o mais chato de todos os que ele já escreveu, estou começando a mudar de ideia e sua resenha contribui muito para isso, um personagem pode nos agradar, mas sempre haverá outros que nos conquistaram como acontece com o amigo de Colin, quero descobrir e ver a que conclusões o protagonista chega com seu teorema e se consegue trocar o nome das futuras namoradas.
ResponderExcluir