[Mini Opinião] Os Treze Porquês, por Jay Asher


Livro: Os Treze Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Artica
Classificação: 2 estrelas.


Antes de tudo, quero ressaltar para aqueles que adoraram o livro, que esta é minha singela e simples opinião. Os Treze Porquês era um dos livros que eu mais aguardava, e assim pensava, que seria o livro da minha vida, como tem sido para muitos leitores. Como meta da Maratona, rapidamente o li e eis aqui minha decepção. O livro não é de todo ruim, sua premissa tinha potencial, porém a forma como o autor abordou o tema "suicídio" não foi fatal ao meu coração, não me surpreendendo e nem cativando. A ideia geral do livro é de que cada pessoa tem seu limite, e que para uma bola de neve ser formada, é preciso antes flocos e flocos, tendo cada pessoa um mode de ver e enfrentar a vida. Mas os "motivos do suicídio" foram os "pecados" do livro, não tendo potência ou impacto a cada nova descoberta. Eu entendi a premissa do livro, porém não consegui me conectar com nada ou ao menos senti verdade na história. Como um todo, Os Treze Porquês não é ruim ou de má qualidade. Até porque livro é identificação e isso foi o que não aconteceu comigo. Espero ter sido claro no quesito impessoalidade, na questão de que cada pessoa pode se entender livro de uma forma distinta. Por fim, fiquei muito chateado por não ter sido correspondido, mas respeito quem gostou e até entendo, que pequenas coisas, podem no fim, virar uma bola de neve.


20 comentários:

  1. Sei como você se sente. Ao terminar de ler um livro conhecido como triste, impactante e forte, fiquei meio decepcionada. Não vi motivo para suicídio ali, apesar de ser algo muito pessoal. Mas acho que o autor poderia ter colocado realidades mais fortes para Hanna.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lucas, já ouvi falar bastante desse livro, e na maioria das vezes críticas positivas. O livro me chama muita atenção e não vejo a hora de lê-lo quem sabe ele não seja um decepção tão grande para mim como foi para você.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Super te entendo por não curtir tanto um livro que todos amara, isso aconteceu comigo em TFIOS, mas tudo bem. Tenho uma impressão muito boa desse livro, porque já li várias resenhas positivas e uma amiga vive falando para eu o ler porque ela chorou muito e tal... mas que pena que você não gostou tanto assim :/ no livro explica o porquê do título?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lais. O livro conta a história dos 13 porquês que a protagonista se suicidou. Bjs

      Excluir
  4. Uma amiga indicou este livro, mas ainda não deu para ler. No geral, as resenhas que li são positivas e mesmo a sua não sendo tão positiva assim, continuo com vontade de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Já li incontáveis resenha positivas, mas toda vez que tento adquirir meu exemplar, me espanto com o preço absurdo do livro físico. Só o encontro por volta de R$45,00, o que eu NUNCA pagaria em um livro. Não que eu não ache que mereça, mas porque eu sei que existe milhares de leituras tão boas quanto por um preço bem mais acessível.

    Enfim, não consegui entender muito bem o motivo pelo o qual você não gostou muito... talvez não faça o seu gênero, só isso. Não sei.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio! O motivo que não curti o livro é que achei superficial os motivos do suicídio da protagonista. Não me motivaram a acreditar de que ela realmente tinha problemas ao nível da tal barbaridade. Abraços!

      Excluir
    2. Entendo, entendo!

      Enfim, espero a leitura me agrade (se bem que vai demorar para isso acontecer T_T).
      Boa noite, moço! ;)

      Excluir
  6. Olá
    Este livro também esperei bastante para ler e estava com uma expectativa gigante, e apesar de ter gostado bastante, esperava muito mais, porém, não me arrependo de ter lido e valeu a pena, pois me mostrou muitas coisas.
    Me identifiquei bastante com sua opinião.

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-quarto-escuro-claudia-tauolis.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!

    Li Os Treze Porquês faz um tempinho e faço parte dos leitores que amaram o livro. Eu entendo a sua opinião, os porquês da Hannah talvez não seja nada do que se espera de alguém que comete suicídio (o que me faz pensar: quem somos nós para determinar algo assim?), mas, como você mesmo ressaltou, o que o livro realmente mostra é como pequenos atos podem se acumular até não ser mais possível suportar, mostra o tanto que ações alheias podem afetar as pessoas de diferentes maneiras. Eu me afeiçoei bastante a personagem e acredito que esse foi um ponto crucial para gostar do livro. Enfim, é uma pena que você não tenha gostado.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Olá,Lucas!Está bem?
    Cada um tem sua própria opinião sobre determinada coisa(ainda não li esse livro).
    Afinal,nenhuma coisa pode agradar á todos!Nem Jesus agradou a todos.
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom ainda não li esse livro, confesso estava extremamente ansiosa para poder lê-lo mais com essa sua opinião acho que vou adiar a leitura pois esperava muita historia que causa-se grande impactos com os motivos do suicídio é como vc mencionou não causaram grandes impactos. Mais vou lê-lo para ter minhas opiniões formadas sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro e confesso que mesmo com varias resenhas positivas, eu n tenho vontade de lê-lo. Mas sei como e se decepcionar com um livro q todos mundo fala bem... No meu caso foi As vantagens de ser invisível... Não gostei de praticamente nada no livro..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, mais sua resenha também não me cativou a le-lo. Não é um tipo de leitura de gosto "suicídios" não são meu forte kkk
    Mas enfim, essas coisas acontecem, não fique chateado, pois haverá milhões de livros que você criará expectativas e não será correspondido!
    O melhor é le-los sem criar expectativas :)


    Bjos
    Leitura de Ouro
    http://leituradeouro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já tive vontade de ler esse livro, mas apos ler sua resenha, desisti, rs. Creio que este tema não me chamará atenção, ja que livros sobre suicidios não me interessam :/

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro, e assim como você não gostei muito. Achei a personagem principal sem motivos, grandes, para fazer o que fez.

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro e em quase todas as resenhas os comentários eram positivos, mas livro é assim mesmo não agrada todo mundo e é a vida, mesmo assim o livro não funcionando com você tenho vontade de ler e tirar minhas próprias conclusões, por abordar temas que acho interessantes, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro e fiquei achando que os motivos da morte da menina não tinham sidos tão graves que a levassem a morte, fiquei bem decepcionada..
    Mas o tempo passou e tenho/tinha uma amiga que estava com depressão...e ela era bem feliz(uma pessoa MUITO alegre) mas com depressão, então quando ela falava em morrer, ninguém dava muita bola...pois ela era uma pessoa alegre, mas mês passado ela se matou..simples assim, então hoje vejo o livro de forma diferente, pois realmente não precisa de nada TÃO forte pra mexer com uma pessoa qualquer coisinha bem pequena numa pessoa que ja esta doente é enorme...
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sério..... o conteúdo do livro é bem intenso.
    Não sabia que era esse o conteúdo do livro, fiquei sabendo a pouco tempo atrás e achei bem impactante. Mas parece bem escrito e tem muita gente que recomenda. Um livro forte, com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Eu ja li esse livro, e confesso que tbm esperava que fosse me prender mais, concordo que o livro não é ruim, mas pra mim não foi o bastante pra me satisfazer.. =/

    ResponderExcluir