[Resenha] A 5° Onda, por Rick Yancey

A 5ª Onda
Livro: A 5° Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 367
Classificação: 4 estrelas


Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 



A 5° Onda, é uma distopia do autor Rick Yancey, lançada pela editora Fundamento. Quando falamos em distopias, nosso coração vibra e logo encaramos mais uma aventura, e o universo distópico de Rick Yancey não fica atrás.

Diante de uma escrita densa, conhecemos um mundo totalmente dizimado. Dentre diversos pontos de vista, somos transladados para o universo de Cassie; mas não de Cassandra, e sim de Cassiopeia. Cassie é uma sobrevivente, mediante que mais de 90% da população mundial já não existe mais. Porém o que fez o mundo mudar, inicialmente não sabemos. E tudo o que é passado, são que espécies de ondas - ataques - foram aos poucos disseminando e arruinando toda a população da terra.

A 1° Onda: Apagam-se as luzes!
A 2° Onda: Começa a arrebentação!
A 3° Onda: Pestilência!
A 4° Onda: Silenciador!
E a 5° Onda?

Digamos que a escrita de Rick é densa e parada, levando uma narrativa arrastada. Há uma mescla entre passado e futuro, de vários pontos de vista, dificultando inicialmente conseguir engrenar no livro. Não sei se é porque eu não sou acostumado a ler obras assim, então tive dificuldades a me ligar com o livro. Em poucos diálogos, o autor foca narrar e explicar seu universo criado.

Narrado em diversos pontos de vista, Rick nos ajuda a entender todo o mistério que permeia essa tal 5° onda. Junto com muito mistério e conflitos, um romance espontâneo também é integrado. Conforme vamos entrando a fundo na história, reviravoltas e mistérios vão entrando, ao mesmo tempos que antigos vão se revelando. Ao chegar no final do livro, você se sente surpreso e feliz pelo autor ter conquistado toda sua atenção.

Como um todo, A 5° Onda é um ótimo livro. Porém o que me desagradou foi a escrita complicada do autor, sendo parada demais. Um ponto interessante, é que os personagens tem vida. Você consegue sentir a tensão e o medo de cada um. Não sei se é um livro para todos, entretanto se você curte Distopias, essa é pra você!

9 comentários:

  1. Hum.... sei não. Eu gosto de distopias, mas não sei se leria essa. Preciso pensar...
    Começar uma série de novo tá fora de questão.
    Gostei da resenha, quem sabe... se eu topar te falo.

    Bjkas


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma escrita arrastada sempre cansa mesmo, apesar disso ainda quero ler este livro, ainda mais por saber que mesmo com isso o livro vale a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia ouvido falar deste livro, mas o que me chamou atenção de cara foi capa. Amo distopias, e sua resenha me deixou bem curioso para adquirir o meu exemplar. Não sei se isso acontece apenas comigo, mas geralmente me saio melhor com autores de escrita mais densa, arrastada. Autores que são rápidos na narração acabam me deixando momentaneamente perdido no enredo.

    Abraços,
    Sérgio H

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bem legal sua resenha lucas.
    Pelo que você falou da narração me lembrou a outros escritores, e eles por sinal arrasam.
    quero esse livro, agora!!!

    ResponderExcluir
  5. hummm fiquei curiosa, mas odeio leitura arrastada, parece que o livro não acaba nunca.

    muito legal seu blog , adorei as resenhas (li umas 5) bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro distopias, mas quanto mais leio a respeito de a 5 onda menos me interesso! haha
    parabéns pela resenha!

    um beijo
    Lara
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Distopia é um dos meus gêneros favoritos. É uma pena que a escrita tenha sido um pouco arrastada mas talvez seja mais para uma introdução melhor e para que o leitor entenda do que se trata a 5ª onda, não? Assim, pode ser que os próximos volumes melhores.
    Mesmo assim, o enredo é bem interessante e tenho bastante curiosidade em ler o livro. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Geralmente gosto muito de distopias, me interessei bastante por esse livro, mas o fato que vc colocou de ser uma narrativa complicada e parada... humm... Bem, se surgir uma oportunidade eu lerei, mas acho que posso não sair correndo atrás dele...rs
    Bjs

    Rose
    magicaliteraria.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir