[Resenha] Colin Fischer, por Ashley Miller & Zack Stentz

Colin Fischer
Livro: Collin Fischer
Autor: Ashley Miller & Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
Páginas: 176 páginas.
Qualificação: 5 estrelas (favorito!)


Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…




Collin Fischer, lançamento de Abril da Editora Novo Conceito, escrito pelos autores Ashley Miller & Zack Stentz. Ambos tem uma ampla bagagem, que dentre elas, nada mais nada menos, escreveram e produziram mais de cem horas de televisão, trabalhando nas séries Fringe e Terminator: The Sarah Connor Chronicles. Mais recentemente, colaboraram no roteiro dos filmes X-Men: Primeira Classe e Thor.

Colin é um menino peculiar. Não sei como descrevê-lo ao certo, simplesmente é um garoto extraordinário. Seu fiel amigo é um caderno de anotações, onde anota simplesmente tudo - tudo, tudo - o que faz e vê mediante as outras pessoas. Colin tem síndrome de Asperger, e isso acaba refletindo em suas poucas amizades, porém suas características peculiares dão um grande destaque para olhos observadores. O garoto adora investigações, - Sherlock Holmes é seu favorito -, ler e Star Wars - e tudo que envolva o fantástico mundo cinematográfico.

Por adorar tanto investigações, ele será o responsável por investigar um mistério que permeará em sua escola. Quando um revolver é disparado no refeitório da escola, todos saem correndo, porém Colin é o única que fica para descobrir quem cometeu o incidente.

Primeiramente, quero dizer que em poucas páginas, Colin me conquistou. Sua forma de ver o mundo é tão crível... direta... O mais engraçado é que ele muitas das vezes é irônico, sem percepção ou intenção. A forma como os autores conduziram toda a trama, foi excepcional e de qualidade. Só peço que não exijam muito do livro, pois estamos direcionando-o para um público mais Juvenil, Adolescente. Mesmo assim, cumpre além do esperado.

O livro é dividido em três partes e há sempre notas nos rodapés das páginas, onde há explicações sobre fatos científicos. Colin é tão culto - e fofo - que nos dá aulas de cinema e ciências! Não sei mais elogiar o livro. Uma pena que foi tão curto... A capa do livro reflete toda a história proporcionada e descreve muito bem como o garoto é. Diversão garantida com uma boa pitada de aprendizagem.

7 comentários:

  1. Adoro personagens irônicos! Geralmente eu gosto deles porque tal característica é proposital, mas, confesso que fiquei muito curiosa para saber como seria um irônico não intencional! Gostei muito da sua resenha, que foi direta e me animou a ler o livro!
    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muuuito legal, sua resenha me deixou ainda mais curiosa pela leitura.
    Gosto bastante da capa, espero ter oportunidade para ler.

    Beijooos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-confusoes-e-indecisoes-de-uma.html
    Coomente ;)))

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse livro em algum lugar, e não tinha dado muita atenção pra ele, mas depois de ler a sua resenha acerca do livro adorei parece ser um livro muito bom, fofo, quero muito conhecer o Collin! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas, nossa super bacana este livro em!
    Fui logo pesquisar características da síndrome de Asperger e descobri:

    Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não veem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

    Imagino como deve ser legal ver que o protagonista do livro consegue superar suas dificuldades e ainda tenta resolver um mistério! Dica anotada!

    Quando puder dê uma passadinha lá no meu blog!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
  5. Está na moda a Síndrome de Aspenger agora?! Tem outro livro recém-lançado pela Galera que aborda o mesmo tema. Talvez não de uma forma tão aprofundada quando este, mas mesmo assim, aborda.
    Não tinha dado muita atenção ao livro quando vi nos lançamentos daquele mês, mas depois da sua resenha me deixou bem curiosa para saber mais sobre o Collin!
    Provavelmente eu vá gostar, já que adoro Fringe! Hahahahaha

    Beijos xD

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas!!!
    Agora lendo sua resenha, fiquei com medo de lê-lo (A resenha não está ruim, deixando claro) mas depois de ler O Projeto Rosie e O Teorema Katherine fiquei com um certo medo de ler livros com personagens principais "gênios", entende? Mas com essa sua animação, acho que vale a pena pesquisar mais e quem sabe, lê-lo.
    Ótima resenha!!!!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi esse livro em uma livraria aqui em Curitiba, sabia que ele tinha alguma coisa ''me prendendo'', a principio a capa. Mas agora que já sei da sinopse já vou colocar na minha lista de compras. Parece no minimo fascinante. Adoro personagens marcantes e inquietos. Rs

    Beijos

    ResponderExcluir