[Resenha] Seis Coisas Impossíveis por Fiona Wood


Seis Coisas Impossíveis

Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...

Seis Coisas Impossíveis, é o livro de estréia da autora Fiona Wood, lançado ano passado pela editora Novo Conceito. Quero começar essa resenha dizendo que estou um pouco triste. Venho escolhendo livros que de uma forma me encantam em suas sinopses, mas na hora da história, tudo brocha! Mas, vamos lá...


Dan Cerreill é impactado após sua vida ser virada de cabeça pra baixo. Seu pai faliu, separou-se de sua mãe, e acaba de assumir sua homossexualidade. Impactante... Pelo menos era o que pensava. O rumo que a autora levou a história foi bem diferente do que imaginava. Aprendi a não esperar tanto de livros que me encantam em sua sinopse, pois o baque depois da decepção pode ser grande.

Sua sinopse persuasiva induzia-nos a pensar que seria um livro com temas delicados, mas que de uma maneira sutil, traria um livro delicado. Ao contrário, foi um livro chatinho, daqueles arrastados. Demorei um pouco para terminar, e concluir no final de que a realidade não condizia com a sinopse. Achei - de verdade - que iria chorar horrores com o livro de tanto rir. No começo - bem nas primeiras páginas -, a autora passa um ar bem cômico, isso me chamou muito a atenção, mas depois do capítulo 3, adeus parte cômica. Sério, eu ri muito com as piadinhas no começo do livro e senti muita falta disso ao decorrer. Acho que se ela tivesse mantido essa parte "engraçada", influenciaria muito no sentido que ela deu à trama.

O romance do livro é bem leve, light, - e meio irritante -, porém dá um gás na história e é o que mais predomina. A autora tinha um grande tema em mãos, poderia trabalhar com calma e surpreender o leitor. Questões delicadas como impactos na adolescência, questões sexuais, separações, conflitos, divergências... Olha quanta coisa que foi perdida! Tudo ficou tão raso, simples, murcho... O protagonista é uma garoto normal. Meio confuso com tudo o que estava acontecendo - até aqui, okay! -, entretanto mal trabalhado. Imagina uma história delicada, e quando você pensa que vem coisa interessante para desenrolar o manto, tudo continua igual.

Seis coisas Impossíveis deixou muito a desejar no que sua premissa prometeu. Altas expectativas que no fim, deu-se em apenas um livro bom e nada mais. No fundo, no fundo, não é um livro ruim. Ao contrário! É leve, bem juvenil, tranquilo, porém não condisse com o que eu esperava. Mas recomendo, porque muita gente gostou por ser mais tranquilo. E não vá esperando algo profundo, apenas algo para espairecer.

18 comentários:

  1. Só li críticas positivas sobre esse livro, então essa resenha me pegou de surpresa. Pela sinopse também imaginei que fosse aquele livro que você chora de rir e que te encanta por ser cômico mesmo quando a vida do protagonista vira de cabeça pra baixo. Pretendo ler, mas me lembrarei de não ir com muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que coisa chata hein, é horrível você se encantar pela sinopse do livro, ai quando você vai ler a historia ela te decepciona, esse livro parece ter uma historia muito interessante, e realmente autora escolheu um ótimo tema, será que quando eu for ler irei achar o mesmo que você? Quem sabe né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom é a primeira resenha que vejo desse livro, a capa não me chamou a atenção, mas como dizem não julguem o livro pela capa, agora que li a sinopse percebi que tem tudo pra ser uma bela história com um fundo bem cômico. Mas pela resenha a autora não soube levar bem a história, bom fiquei curiosa quanto ao livro, tentarei ler muito em breve. :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Primeira resenha negativa que leio deste livro, sério.
    Mas isso me fará ter um pé atrás em relação ao livro.
    Beijos e até mais.
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  5. Só li criticas maravilhosas desse livro e já faz um tempinho que quero compra-lo, me surpreendi em ver que você não gostou tanto assim do livro. Realmente quando o autor não desenvolve tanto algumas questões, fica faltando algo no livro. Apesar de tudo quero lê-lo pois gosto de livros leves.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro bem leve também e acho que poderia ter sido melhor explorado. A sinopse havia me empolgado bastante, fiquei imaginando mil coisas! Na prática o livro é um tanto clichê e bacana de ler mas como você mesmo colocou, é muito "raso". Fiquei pensando muito em relação à sexualidade do pai do Dan. A relação dos dois, a conversa tão esperada não aconteceu e acho que teria sido um bom ponto pra explorar.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Sério? Não acredito! Eu vi tanta coisa positiva dele e não resisti e joguei nos meus desejados. É tão chato quando a gente espera um livro profundo e não recebe nada mais que superficialidade. Mas ainda quero ler, quem sabe uma coisa mais leve não pode ser boa? Quero tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sempre desejei o livro, e apesar da sua resenha ainda tenho esperanças e expectativas kkkk.
    Espero ler e gostei da resenha ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro, apesar de ter achado a capa fofa.
    Só não chamou muita atenção a sinopse..mas não podemos julgar um livro por isso né.
    Que pena que voce não gostou tanto.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu ainda não conhecia esse livro e achei a capa fofinha até, mas é muito ruim quando pegamos um livro que poderia ser mais do que foi, é triste o fato dessa autora ter um tema tão abrangente e não aprofundar nele...
    Estou conhecendo o livro por você, e acabou que não me despertou o interesse ainda mais sabendo que como você disse ficou raso, simples, murcho.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas, tudo bem??
    Adorei poder ler a resenha deste livro, pois já li algumas em outros blogs e confesso que a maioria delas foi super positiva, e creio que depois de ler a sua lerei o livro,mas sem "GRANDES" expectativas para não me decepcionar co o livro!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucas!!!! \õ/
    Decidi participar do seu TC, então, você me verá durante todo esse mês por aqui! *3* Gosto quando participo, não apenas porque posso ganhar livros, mas especialmente pela experiência de conhecer melhor os blogueiros e prestigiar seus posts!
    Então, sobre essa resenha… Poxa, que ruim ter esse tipo de impressão ruim sobre uma obra, né? :/ Eu já tinha colocado esse livro na minha prateleira do Skoob, justamente depois de ler sua sinopse. Como você, imagino que seria enganada por ela. Então, essa é a primeira resenha que, de fato, leio sobre Seis Coisas Impossíveis. Fico receosa de me manter firme na decisão de ler o livro… Sei que é importante termos nossa própria opinião, mas todos os aspectos que você apresentou pareceram bastante lúcidos e próximos do que penso. Aiai, ainda amadurecerei a ideia de lê-lo ou não. (rs)
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee =)
    Olha, se não me engano todas as resenhas que li desse livro foram positivas, até então. rs
    E quer sabe? quando acontece isso fico com um pé atrás, pois sou do contra, e gostei de ler a tua resenha e sinceridade, que pena que o livro é brochante, que autora tinha uma boa proposta em mão mais não satisfez de todo a tua expectativa. espero que em me sinta diferente quando estiver lendo.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Confesso que essa é a primeira vez que leio a sinopse desse livro e já adorei porque tem partes impactantes e partes muito engraçadas, mas ao ir lendo a resenha percebi que o livro foge totalmente daquilo que é descrito na sinopse. Bom, minha vontade de ler esse livro passou depois dessa.
    Beijos ^-^

    ResponderExcluir
  15. Não tive interesse por este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Pela sinopse, eu também esperava mais! Que pena que se decepcionou. =/
    Ainda assim, tenho curiosidade em ler, mas será sem expectativas.

    ResponderExcluir
  17. Nem sabia que esse livro existia e pela resenha é melhor eu continuar bem longe dele.
    Detesto quando um livro não corresponde as minhas expectativas :/
    Bjokas

    ResponderExcluir