[Resenha] Enfeitiçadas, por Jessica Spotswood

Enfeitiçadas
Enfeitiçadas (Volume 1) - As Crônicas das Irmãs Bruxas
Autor(a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro/Sextante
Páginas: 272
4 Estrelas


Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Enfeitiçadas é o primeiro livro das Crônicas das Irmãs Bruxas, da autora Jessica Spotswood, lançado em Janeiro pela editora Arqueiro. Fazia um tempo que estava afim de ler o livro, mas sabe quando a ressaca era das grandes e nada te agradava? Foi então quando dei a chance de Enfeitiçadas me ajudar, e na certa, sai dessa ressaca chata!

O livro é envolvente e carismático. Por mais que não tenha nada de "especial" em sua narrativa linear, a autora persuadiu-me com sua escrita simples. A história em si é descomplicada, sem muita concretude, cumprindo bem seu papel de um YA.

Cate é a irmã mais velha de 3 irmãs bruxas. Sem mãe e um pai ausente, teve de amadurecer para cuidar de suas irmãs mais nova e responsabilidades e decisões, agora, fazem parte de sua rotina. A história se passa no final do século IXX, época onde Bruxas eram mortas pela Irmandade - onde a igreja tinha o poder. Diante de uma situação precária - sem sua mãe que faleceu quando ainda pequena -, seu pai (homem de negócios, que muito viaja), acaba optando em colocar uma governanta para educar e refinar suas filhas, que já estavam ficando "faladas" pela vizinhança de intelectuais.

O livro é bem introdutório e nos apresenta o mundo que a autora criou. De uma forma sutil, ela consegue instigar o leitor a ler mais do livro para descobrir enfim, as revelações que tanto esperamos. Cate é uma boa personagem. É esperta e audaciosa, entretanto, outrora é chata e cabeça dura.

A autora colocou romance - claro que não podia faltar, né? - e criou o clássico clichê "triângulo amoroso". Se você revirou os olhos como eu, desvire por favor (rsrs), porque por incrível que pareça, eu curti esse romance. Foi tão diferente. A autora não fica com patifaria, e a moda antiga, faz um romance "descente".

Concluindo, Enfeitiçadas é um ótimo livro de Bruxas versão Jovem Adulto. É leve, introdutório, e te faz desejar a sequência. Seus personagens são fofos e sutis, e por ser inteligível, não temos aquela cobrança de querer mais. Simplesmente um ótimo livro para distrair e divertir. Recomendo de olhos fechados, pois me tirou da ressaca chata.

15 comentários:

  1. Espero gostar do livro, ainda não li nada que tenham esse universo de bruxas no meio então estou com boas expectativas. Fiquei meio chateada por que o livro tem continuação e eu disse que ia fugir de séries/trilogias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, eu já estava afim de adquirir esse livro, tirando a capa que é linda, a sinopse já tinha me chamado atenção, sua resenha disse exatamente o que eu já imaginava desse livro, uma leitura leve sem muitas emoções, e como eu adoro um romance com certeza essa trilogia será pra mim um leitura muito boa! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!!
    Também curti bastante a leitura de Enfeitiçadas. Que bom que gostou também ;)
    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii..
    Gostaria muito de ler este livro. Pela sua descrição voce gostou mesmo.
    Até hoje nunca vi uma resenha negativa, o que aumenta minha empolgação..hehe

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro.
    Amei a capa e faz um longo tempo que não leio sobre bruxas.
    Já li ótimas resenhas sobre ele, o que me faz ter mais vontade de lê-lo logo.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esta sua frase está me definindo ultimamente "sabe quando a ressaca era das grandes e nada te agrada". Eu terminei há pouco tempo uma série incrível, tão boa, mas tão boa, que eu não consigo ler mais nada SOS
    Tentei (por insistência de uma amiga) ler VA, não rolou, tentarei de novo, agora tô lendo Easy e tá fluindo, mas nada está me prendendo.
    Esse contexto sobre bruxas não me interessou muito, porque sempre que tento ler algo do gênero me decepciono, então fico com um pé atrás. Romance decente num triangulo amoroso, ri muito!!!
    Mas curti o nome da autora rsrs

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, a cada resenha que eu leio fico mais ansiosa para ler. Gostei bastante do gênero da história, me parece ser uma ótima história mesmo. Nunca li nada sobre bruxas então espero que esse me agrade como estou imaginando que vai.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas
    Quando saiu esse livro, não me empolguei pra ler mas agora mudei de ideia e acho que será uma boa leitura embora não seja um dos meus focos.
    Bom, eu vi um errinho no século, mas posso estar doida. Mas não custa conferir, certo?
    Beijos e parabéns pela resenha.
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Lucas...
    Já li algumas resenhas e comentários sobre esse livro e a cada vez que leio mais aumenta a minha curiosidade, não venho a hora de ler, mas vou ler sem toda aquela expectativa em relação ao livro, para não me decepcionar ( pois li em outras resenha alguns pontos negativos)...Mas ainda tenho interesso desta trilogia!! Parabéns pela resenha.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Já vi muitos comentários sobre ele, uns positivos outros nem tanto. Atualmente não estou tão interessada em leituras desse tipo, na verdade, já reparei que gosto mesmo é de livros que tenham algo a mais a oferecer, e se tratando de uma série, fico com menos vontade ainda (Estou dando um tempo para começar novas séries).
    Beijosss
    Samantha Artes e Books

    ResponderExcluir
  11. Oieee,
    Sou simplesmente fascinado por esse livro, sua resenha só me deixou com mais vontade de ler esse livro. Se eu passar na parceria com a Arqueiro o primeiro que irei pedir vai ser esse livro Perfeito <3
    Beijoss e Abraços, Lê.

    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, que bom que o livro te tirou da ressaca, eu quero muito ler Enfeitiçadas, parece ser um ótimo livro, e ainda tem magia uhu vontade de sair correndo para comprar ele, ta bom eu exagerei um pouquinho correndo também não, de ônibus mesmo hahaha, adorei a sua resenha ela me deixou ainda mais curiosa para ler o livro, e que bom que o romance que teve nele te agradou.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, que bom que o livro te tirou da ressaca, eu quero muito ler Enfeitiçadas, parece ser um ótimo livro, e ainda tem magia uhu vontade de sair correndo para comprar ele, ta bom eu exagerei um pouquinho correndo também não, de ônibus mesmo hahaha, adorei a sua resenha ela me deixou ainda mais curiosa para ler o livro, e que bom que o romance que teve nele te agradou.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei feliz e surpresa positivamente com a sua resenha e já acho que vale a pena investir. Tô até desejando ele nesse momento porque me encontro na minha primeira ressaca literária do ano. Não sei quando vou poder ler, mas com certeza é uma leitura que está entre as minhas futuras.

    ResponderExcluir
  15. Eiii, só vejo o alvoroço na blogosfera com esse livro, e tua resenha só veio me despertar mais minha vontade, bem gosto de romance -a inda bem que tem- e curto um livro clichê rs além de ser um ótimo livro, segundo tuas palavras, claro que quero.

    ResponderExcluir