[Resenha] Sonho de uma Noite de Verão por Shakespeare




Shakespeare se tornou o dramaturgo mais conhecido de todos os tempos por várias razões: era genial com as palavras, entendia a alma humana como ninguém e falava de temas universais. Além disso, apresentava seu teatro para todo tipo de gente, conseguindo entreter ao mesmo tempo nobres, artesãos, letrados e analfabetos. No entanto, parte de sua popularidade se deve aos irmãos Charles e Mary Lamb, que, ao adaptarem vinte peças para o formato de conto, tornaram as histórias do autor inglês acessíveis a pessoas de diferentes idades e gêneros, em diversas partes do mundo.

A linda editora Globo Livro, me enviou esse livro fantástico para resenha. O livro reúne 20 contos do fantástico Shakespeare. Sim aquele que conquistou nosso coração com Romeu & Julieta! Os contos foram adaptados por 2 incríveis conhecedores da obra de Shakespeare: Charles e Mary Lamb.

Dentre esses 20 contos, temos as histórias mais fantásticas do mundo, porém hoje contarei um pouco da história de Sonho de Uma Noite de Verão.

Hérmia ama Lisandro (só nome estranho), mas seu pai Egeu tem consigo a seguinte lei determinada da época: quem escolhe marido são os pais, e caso a filha negue a escolha, é levada a morte. Egeu, pai de Hérmia escolheu Demétrio como seu futuro esposo, mas ela não o quer. Hérmia e Lisandro armam então o seguinte plano de fugir juntos para a cidade vizinha onde a lei não se aplica. Hérmia conta para sua melhor amiga Helena, à qual conta para Demétrio de todo o plano.

Os 4 então acabam indo à floresta povoada por fadas, ninfas, sátiros... E o duende Oberon, tramando um plano que vocês deverão ler para saber, acaba pedindo para Puck um plano embusteiro envolvendo uma poção mágica que fará com que a pessoa se apaixone pela primeira pessoa que veja após acordar.

A história é meio embaraçada pela mistura das personagens, porém o autor te prende de uma forma sutil e quando você notar, o conto já está no fim. Confusões e conflitos determinam a premissa do conto, fazendo o leitor avançar seu ritmo de leitura para conferir o final. O final é meio que o esperado, mas o decorrer compensa. Eu sinceramente gostei, porém até agora não consegui diluir algumas informações. Um conto bem reflexivo, onde podemos extrair vários elementos que formam opiniões sobre alguns assuntos como sexualidade, dentre outros. E o que falar de Shakespeare? O cara é sensacional, e não importa quanto tempo passe, suas obras continuam adorando surpreendendo os leitores.

7 comentários:

  1. Oi Lucas, já de ler o título me bateu uma saudade da época do colégio. Lembro que no ginásio tivemos que montar uma peça de teatro justamente deste livro, então além da leitura, fomos assistir a uma peça que estava em cartaz. Muito bom.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oie Luquinhas!
    Como toda amante de literatura inglesa, eu não poderia deixar de amar as obras de Shakespeare!
    Fico feliz em ver que você curtiu, principalmente esse conto, que tb é um dos meus preferidos!
    Quero saber o que você achou dos demais! =)

    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    eu tive que ler esse livro quando estava no ensino médio para a aula de literatura e simplesmente adorei. Ainda pretendo comprar esse livro, sempre falo para a minha mãe que tenho que comprar os livros do Shakespeare, quero muito reler ele, afinal já faz uns seis anos que li ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lucas esta é uma das melhores historias de Shakespeare
    Amo e já vi algumas adaptações muito boas tambem. Só o que me cansa um pouco é o linguajar do século passado, mas mesmo assim vale a pena

    ResponderExcluir
  5. Lucas,
    Acredito que esta é uma das histórias mais lindas de Shakespeare. Sou apaixona pelo modo como as fadas moldam a história, sem deixar em segundo plano a trama principal dos casais apaixonados.

    Já li e reli a história umas 4 vezes =D

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adoro a peça, e já a encenei, no papel de Hérmia.... A história é apaixonante, e gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir