[resenha] O Menino da Mala por Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

O Menino da Mala
O MENINO DA MALA
Lene Kaaberbøl e Agnete Friis
Páginas: 256
Livro no Skoob: aqui.
Resenha por: Lucas Bispo
Classificação: 5 estrelas!



“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo. Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado. Neste primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg, vendido para 27 países, as autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis apresentam uma heroína que luta contra seus demônios e busca fazer justiça em meio à crueldade e à indiferença do mundo.



Não será nada fácil fazer a resenha desse livro maravilhoso, mas posso começar dizendo que era disso que eu precisava. Um livro sem romance, mas com aventura, sensibilidade e tocante. O Menino da Mala, é escrito por Lene Kaaberbøl e Agnete Friis - autoras dinamarquesas - e lançado pela editora Arqueiro. Essa capa é linda - de bunita - e totalmente instigante. Deixando o livro proposto ao que ele promete ser: Incrível.

Tenho que me controlar para que esta resenha não saia fora do meu controle, pois o livro me deixou sensibilizado e meio que traumatizado. Ao ler a sinopse você já tem uma base do que as autoras irão propor, mas não imagina que seria tão intenso desse jeito!

Nina - uma enfermeira - recebe o telefonema de sua amiga Karin para ir até a estação de ferroviária buscar uma encomenda que estava numa mala. E o que Nina não sabe, é que seu futuro estava prestes a mudar subitamente. Ao abrir a tal mala, ela encontra um garotinho de 3 anos, nu. Indagada com o ocorrido, Nina vai atrás de Karin para saber respostas, e o imaginável acontece: Karin está morta!

O livro tem o desenrolar a partir desse ponto. Misturando adrenalina e - cadê a palavra? - reviravoltas, O Menino da Mala é um ótimo livro para quem quer sair das mesmice clichê! A Narrativa é meio complicada, densa e confusa. Temos que prestar bastante atenção para entender, pois as autoras colocam muitos personagens na trama. Um interligado no outro, complementando toda a historia.

O livro é escrito por diversos pontos de vista, deixando tudo mais explícito e agradável. Tudo bem que me senti meio confuso no começo, mas ao decorrer vai passando, até eu me adequar com a cara de cada um. O pano de fundo deixado pelas autoras é instigante. Estimulando o leitor a querer saber mais sobre cada personagens e o porque deles serem assim. É tão envolvente que eu não queria que tivesse acabado.

Eu consegui me envolver muito com o livro, senti diversas emoções. É válido dizer que morri de medo em algumas partes, e em outras fui afundo querendo matar todos! Achei Nina - a personagem principal, não tão principal assim -, muito completa e humana. Suas atitudes são condizentes a tudo. Me coloquei no lugar dela em várias ocasiões e sem medo algum, posso dizer que não seria tão forte quanto ela.

Realmente eu estava precisando de um livro assim. Estou meio cansado de livros sempre com a mesma proposta, mudando sempre só os personagens e como a história vai ser contada. A premissa do livro é realmente tudo aquilo que promete ser. O livro - na minha opinião - é completo, e não deixa a desejar. Estou muito ansioso pelos outros livros dessa série. Mas vale lembrar que O MENINO DA MALA teve um começo, meio e fim nesse livro. O que irá mudar nos demais é serão outras histórias envolvendo a Nina.

O final do livro é realmente bom! Meio previsível, mas de uma forma inesperada.Você sabe como deve acabar, mas não sabe como a autora vai introduzir. Enfim, tudo é perfeito. Por mais que seja uma história dura, falando de tráfico de crianças e outros assuntos pertinentes, não deixa a desejar e trouxe tudo que prometia.

No mais, é isso. Vale muito a pena ler o livro. Sério mesmo! Volto a dizer pela terceira vez que é isso que eu estava precisando. Após acabar o livro, fiquei sem reação. Terei de pegar um livro leve para tentar digerir tudo que li nesse. 



22 comentários:

  1. O livro parece ser muito interessante e acho que vou seguir sua dica e ler ele, pois me parece ser muito bom mesmo e eu fiquei curiosa com essa historia do menino da mala, por que ele estava lá? é minha maior curiosidade e só lendo mesmo para saber né.

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom que gostou do livro, Lucas!
    Eu também gostei muito dele, principalmente por fugir dessa coisa de todo livro com basicamente a mesma história (geralmente algum adolescente em crise)...kkkk
    Também achei a narrativa densa e quase complicada de entender no começo, por conta da mudança dos personagens, mas peguei o ritmo logo e depois disso foi só alegria e tensão...kkk
    Também estou ansiosa para conhecer as outras aventuras da Nina, espero que sejam tão boas como esta. *-*

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. A história desse livro me interessou muito. É de tema forte e com personagens bem densos. Pelo que pude observar tem ação, aventura e bastante perseguição. A personagem tem que ter muita coragem pra se meter em algo assim. Não é qualquer um que arrisca a própria vida pra salvar outra. O tocante nessa história toda é o menino na mala. Que horror deve ser, ficar preso dentro dela. Adorei e vou experimentar ler e saber o desfecho dessa história.
    Beth
    Elizabeth M. de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!! Tudo bem??
    Fiquei bem curiosa desde o lançamento e a sinopse já é chocante!Realmente um tema para refletir do título,ao tema,passando por personagens e terminando na história.
    Gosto de livros policiais pela trama de mistério e ao acompanhar o desenrolar do caso vamos fazendo nossas conclusões. E depois da sua resenha entrou para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  5. Nossa com a sua resenha ja tive vontade de ler esse livro agora mesmo ate adc ele na minha lista do Skoob pra na próxima vez quando for compra algum livro com certeza vo compra ele tbm adorei a resenha e poder saber mais sobre o livro tava precisando de bons livros !!

    ResponderExcluir
  6. Este livro parece ser ótimo mesmo. E concordo com você, também estou cansada de histórias em que os autores mudam os nomes de personagens, mas no fundo, é tudo igual. O menino da mala tem uma proposta diferente e pelo visto a narrativa é bem bacana também.
    E sinceramente, não me incomodo em "saber" o final, desde que o desenrolar seja surpreendente, como parece ser o caso.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei a premissa do livro, havia lido uma resenha dele hoje mesmo e só então percebi sobre o que tratava de verdade a história. Inicialmente havia imaginado uma história completamente diferente da do livro, mas confesso que a real é bem mais interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Desde que pus o olho nesse livro quando fui dar uma olhada nos lançamentos da Arqueiro fiquei SUPER interessada nele, minha vontade era correr em uma livraria e comprá-lo. Primeiramente porque a capa dele é sensacional, obviamente tudo a ver com o titulo e tema do livro. Sou apaixonada pelo kit que os parceiros recebem, acho lindo mesmo, infelizmente não tenho blog, portanto fica dificil uma parceria :( enfim, e também a sinopse desse livro também é excelente! Achei a história bem original e amei o enredo. Mesmo você falando que a escrita é meio difícil, não seria um impencilho para mim pois não tenho medo de leituras complexas, muito pelo contrário, acho até instigante. Sua resenha só me fez querer lê-lo ainda mais, principalmente porque estou necessitando de uma leitura profunda, emocionante, e diferente do que habitualmente temos no mercado literário, fatores que você apontou em sua resenha. Enfim, adorei a resenha e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve (:

    ResponderExcluir
  9. Esse livro já desperta a curiosidade pela capa, achei bem intrigante.
    Adorei a premissa, tem muito do que gosto em uma leitura e confesso que fiquei bem curiosa pra saber o que acontece :)
    Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que instigante!! Juro que não tinha me interessado pelo livro antes, agora de vontade de ler! É bom ter um livro assim, com aventuras e até tenso, quando acabo lendo muitos romances, gosto de variar. Gosto tbem quando as personagens são fortes, eu sou muito medrosa em certas ocasiões, então prefiro quando elas fazem algo oposto de mim tbem. O que sera que acontece ao final dessa historia? Ela fica amiga do menino? fica né.... (ja pensei nisso)
    Outra coisa que gostei, é de mesmo sendo uma serie, esse ter começo, meio e fim. As vezes não consigo acompanhar quando são lançados mais livros... prefiro assim :)
    vlw pela resenha, vou tentar ler logo.

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lucas!!!
    Aproveitando o Top Comentarista para prestigiar seu blog, que já acompanhava! *u* Eu gosto da sua maneira de resenhar livros. É completa em minha opinião, porque destaca não somente a história, mas a qualidade da narrativa e o que ela provocou em você como leitor. :)
    O Menino da Mala parece ser o tipo de livro que gostarei. Isso porque a personagem não abre mão de sua responsabilidade em preservar o que acredita ser certo, ainda que corra risco de vida. Admiro pessoas assim, porque elas são críveis! Elas são reais. Há realmente pessoas boas capazes disso, não é? :) Livros como esse me fazem crer que sim.
    "O livro - na minha opinião - é completo, e não deixa a desejar." --- Pronto. Isso é o que precisava saber. Só não sabia que este livro fazia parte de uma série com outras histórias dessa personagem. :O Nenhum resenha que li fez menção a isso. Adorei a notícia!
    Com certeza, lerei. ;)
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não leito muito esse tipo de gênero. As distopias e fantasias estão impregnadas no meu cérebro e isso é um caso sério, porque me acaba privando de novas leituras, de descobrir novos gêneros. Anotei o nome na minha planilha de livros para ler e vou tentar dar uma chance. hahaha Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Nossa não fazia ideia que o livro fosse tão profundo desta forma.
    Esses dias ainda vi na tv duas mulheres que roubaram um bebe e estavam 'levando' ele em uma mala no onibus..revoltante, essas coisas não acontecem so na ficção, triste.
    Antes não tinha dado uma olhada boa no livro, mas agora fiquei interessada e quero saber o que acontece com o menino, não fazia ideia que teriam outros livros com a personagem, pretendo ler.
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Parece que o livro é realmente bom, fiquei com vontade de ler!! Gosto desses temas polêmicos mas nos últimos livros que tenho visto com essa temática fica parecendo que os autores tem medo de se aprofundar porque sempre fica como plano de fundo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Estou chocada, essa é a primeira vez que leio a sinopse do livro, e logo de cara percebi de devia ter lido a mais tempo. Quando vi a capa não faço ideia do que eu imaginei que se tratava o livro mas com certeza não era isso. O livro parece ser fantastico, não costumo ler livros do gênero mas esse com certeza garantiu um lugar na minha lista( pra lá de grande e que não para de crescer) de compras.Enfim vou ter que ganhar na mega pra comprar todos.

    ResponderExcluir
  16. UAU! Acha fôlego para essa leitura!
    Pelo jeito a autora nos proporciona uma história muito forte. De certa forma fiquei aflita pelo menino na mala, que horror! Mas, é claro, já me bateu uma curiosidade imensa.
    Mesmo sem ter lido ainda, concordo. É uma proposta diferente para uma meta de leitura com os mesmos temas de sempre.

    ResponderExcluir
  17. Acho que não tenho muito a dizer a respeito dessa obra após a sua resenha, a não ser: Eu P-R-E-C-I-S-O ler esse livro!
    Parece ser uma jornada incrível repleta de aventura e até trazer lições. Adoro crianças, então o choque e horror ao descobrir que a história começa dessa forma me deixou arrepiada, mas não menos curiosa a respeito da obra.
    Confesso que a principio, a primeira vez que vi a capa do livro (pois nem parei pra ler), achei que seria uma história chata, e é algo completamente diferente do que eu esperava. Aqui vale a afirmação: Não julgue um livro pela capa.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou simplesmente tãããão doida por esse livro. Especialmente pela resenha! Parece incrivelmente envolvente, e só de ler um pouco sobre ele, não posso esperar para descobrir o que acontece!!

    ResponderExcluir
  19. QUando vi o titulo e a capa do livro, imaginei algo completamente diferente da história real. Antes, queria muito ler....Agora eu PRECISO ler!

    O livro deve ser realmente eletrizante e envolvente, e tenho vontade de conhecer autores de outros países :P

    ResponderExcluir
  20. Já está na minha lista, e a cada nova resenha que leio fico com mais vontade de ler, um enredo totalmente diferente do comum e que parece ser surpreendente.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que quando vi a capa, imaginei uma história completamente diferente do que realmente é. E digo que gostei mais de saber que é assim. Gosto de histórias com muita aventura, mistério, suspense, tensão, e tudo o mais. Não sabia que se tratava de uma série, mas a parte boa é que os volumes são independentes. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Já tinha lido a sinopse mas achei meio, sei lá, solto ... Não sei explicar muito bem só sei que não tinha gostado. Mas agora lendo sua resenha e a sinopse com mais calma percebi que é um livro bem interessante, realmente com uma proposta diferente da grande maioria. Me canso muito fácil dessas repetições que existem no mercado...

    ResponderExcluir