Extraordinário por R.J. Palacio

Extraordináriolivro: Extraordinário
autor(a): R.J. Palacio.
editora: Instrínseca.
páginas: 320.
lançamento: 2013.
comprar: Saraiva.
estrelas: 5 estrelas.


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Não sei nem como expressar minha opinião sobre esse livro, a não ser dizer que é Maravilhoso! O livro tem uma história peculiar. Realmente é uma história extraordinária. Me fez em diversos momentos refletir sobre diversos assuntos. Confesso que é de tirar o fôlego e de nos fazer chorar.

August é um menino de 10 anos, que nasceu com uma síndrome genética que deformou seu rosto. Desde que nasceu, nunca frequentou uma escola pública, sempre submetido a ser educado pela mãe. August passou por diversas cirurgias, e isso foi um dos acontecimentos para os pais não deixa-lo ir para o colégio. Mas como o garoto está crescendo, e o mundo a fora não para, seus pais decidem que é hora do garoto de uma forma, enfrentar o mundo. O menino não fica tão contente com a ideia, mas acaba aceitando o pedido dos pais.

Narrado sobre diversos pontos de vista, a autora teve um cuidado muito especial com o livro. Cada capítulo, vemos a opinião de alguém que conhece August, sejam eles, a irmã, a amiga da irmã, o amigo do August... Trazendo sim, uma premissa muito especial difundida ao decorrer de toda a trama.

Ver como cada personagem tem uma opinião e reage diferente, enriquece o livro, e nos mostra a realidade. Galera, eu não sei mais o que escrever, sei que a resenha ficou bem pequena, mas não quero tirar o brilho do livro.

O livro é fantástico. Não sei falar outra coisa a não ser elogiar e recomendar. É único e incomparável. É sensível e apaixonante. E mais palavras não poderão descrever o quão forte é o livro. Espero que após a leitura, cada um possa pegar para si, a premissa do livro, e carregar por toda a vida.

"Não julgue um menino pela cara!"

34 comentários:

  1. Nossa deu pra imaginar como você gostou do livro...FICOU SEM PALAVRA...Desde de blogs e vlogs que acompanho sempre vejo resenhas e comentários muito positivos sobre este livro. E como ele é encantador e emocionante, ele está no topo dos meus livros desejados!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, quero quero *-*

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso, li em algumas horas, não conseguia parar.
    Me emocionei e me fez refletir sobre alguns aspectos também.
    Outra coisa que gostei foi na narração ser feita por diversos personagens mostrando assim a opinião e ponto de vista de cada um.
    Simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso, li em algumas horas, não conseguia parar.
    Me emocionei e me fez refletir sobre alguns aspectos também.
    Outra coisa que gostei foi na narração ser feita por diversos personagens mostrando assim a opinião e ponto de vista de cada um.
    Simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  5. O livro realmente é impactante e impressionante ao meu ver. Só o pouco que li na resenha já me deixou emocionada e com uma vontade louca de ler. Adoraria ter a chance de ler e conhecer o personagem. Gostei das suas recomendações e dos elogios para o livro. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Esse livro deve ser demais !
    Tenho muita vontade de ler ele , o tema é
    bem legal :D
    Amei a resenha .
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AAAAAAAH, ESSE LIVRO É PERFEITO!
    Queria resenhar também poxa :(
    Mal amado! T.T
    HAUSHAUSHAUSHUAHS'
    Ai, nem tem muito o que dizer. Difícil né?! Quase chorei.
    (Agora você vai me bater) Gostei mais que ACEDE! (/não bata mais)

    Lindo, lindo.
    5 estrelas, favorito e eu quero um pra mim *O*

    ResponderExcluir
  8. Este livro é um doce, um dos melhores que li este ano. Ele é simples, mas cheio de sentimentos e lições de vida. Adorei os personagens, tão humanos. E adorei ainda mais vê-los amadurecer e adquirir uma nova visão de mundo. É lindo, recomendo!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Todas as resenhas que eu li sobre esse livro, só consta elogios. Aqui não foi diferente. Eu não costumo chorar lendo livros, mas desde que li "A Culpa é das estrelas" me sinto meio sensível e acredito que "Extraordinário" me deixará ainda mais... Vou ver se compro a nova edição do livro, o da capa azul. Achei lindo demais.

    ResponderExcluir
  10. Nossa quero ler esse livro logo, não gostei muito da capa azul, preferia essa branquinha, mas como o que vale é o conteúdo...
    Acho mesmo que vou me emocionar com essa historia, fico pensando como deve ser para uma criança de 10 anos passar por isso. Li muitos elogios sobre a autora, que escreve muito bem, e que a narrativa é super leve e gostosa!
    E a resenha fez com que agente ficasse com mais vontade de ler ainda! Não conta nada mais dá p sentir como vc gostou... :)

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro com lágrimas nos olhos e um sorriso nos lábios. Lindo. Assim como você, acho difícil defini-lo em palavras, mas pretendo tentar também ao elaborar a resenha sobre ele.
    Extraordinário ensina que o mais importante é a maneira como tratamos as pessoas, porque somente isso é capaz de deixar nossa marca no mundo. Uma marca que não se apaga com o tempo, porque se mantém viva nas lembranças dos outros.
    August me faz pensar que somos feios em tantos aspectos... Não é o exterior que importa. Não adianta ter uma linda face e um coração sombrio. Não adianta ter carisma e nunca fazer algo de bom com isso. Sua resenha mostra isso, Lucas. ;) Adorei.

    Beijos!
    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu to com esse livro na estante a meses e ainda nao tive tempo de ler acho que vo arrumar um tempinho pra ler ele me parece ser um livro bem tocante e triste =(

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com vontade de ler o livro apesar de não fazer meu estilo de leitura. Mas eu prefiro essa capa a nova branca. Linda a lição que ele traz.

    Érica Martins
    Espiral dos

    Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Ja cheguei a pegar o livro na mão e acabei deixando ele e levando outro, eu acho que ele deve ser triste..so acho, não sei.
    Mas a sinopse e sua resenha como outras opiniões me mostram como o livro é lindo, mas tenho um medo de ser muito triste, eu ando correndo de livros tristes.. mas ainda pretendo lelo e acho que a capa de antes muito mais linda, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha e todos os pontos que mencionou do livro. Já li outras resenhas e sempre muito positivas sobre o livro. Parece uma história que te chama para a realidade e te provoca reflexões de diversas maneiras. Parece ser um ótimo livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de Extraordinário, especialmente pelo foco que Palacio deu aos personagens que compõem a vida do Auggie. Foi muito bom ver a questão bullying sendo abordada e mostrando como é a vida das pessoas que amam uma pessoa que sofre de um problema grave com o dele. Acho que a história me ganhou por isso.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua resenha e achei que você fechou de um jeito muito bonito: "Espero que após a leitura, cada um possa pegar para si, a premissa do livro, e carregar por toda a vida". Eu morro de vontade de ler Extraordinário; tenho a impressão de que a história é adorável, tanto pelo enredo em si como pela forma como é estruturada, os depoimentos dos que conhecem o garoto, enfim... Deve ser uma daquelas leituras inesquecíveis e que a gente não se cansa de recomendar.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  18. Salve, salve, Lucas!

    Gostei muito da sua resenha mestre, o livro me chama a atenção desde o seu lançamento, porém, me falta rúpias para comprá-lo. A narrativa de R.J. parece-me ser incrível! Esta é a sexta resenha que leio do livro e a minha vontade só aumenta, o que fazer?
    Espero ler o livro em breve e compartilhar da mesma opinião, afinal, já sei de uma coisa muito importante: Extraordinário é realmente EXTRAORDINÁRIO.

    Um abraço, umleitoramais.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  19. Estou super curiosa para ler Extraordinário, todas as resenhas que li até agora elogiam o livro. Pelo que li a história parece ser fantástica, vou esperar mais um pouco e ver se compro o livro. Se não comprar vou, pedir emprestado ao meu amigo. Só sei que não vou ficar sem ler. haha
    Gostei muito da resenha.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Estou louca pra ler esse livro,
    ele me foi indicado por um amigo que
    se identificou muito com a estória do protagonista, pois a
    mãe dele dele tem um problema semelhante ao do mesmo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Já li Extraordinário, é um livro perfeito!
    Não tem como não amar o fofo do auggie, ele é um menino extraordinário em todos os sentidos!
    Gostei muito do livro ser dividido em partes narradas pelos outros personagens, assim da pra se ter uma maior dimensão da historia..
    é um livro que eu vou levar no meu coração pra vida toda, e que me fez ver as diferenças com outros olhos..
    Bjus...

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser muito bom mesmo , e apesar de a sua resenha não ter sido tão extensa , deu pra entender o quanto ele é especial .
    Espero poder lê-lo e aprender essa grande lição que você citou ;)

    Bjus

    TheloverBook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. A historia do livro parece ser linda, ainda não tive o prazer de lê-lo. Mesmo ele não sendo do gênero do livros que normalmente leio com certeza deve ser um bom livro para começar a mudar. Vai para a minha lista de comprar e de quebra comprar uma caixa de lenços por que acho que irei precisar.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, não vejo a hora de começá-lo a ler, me apaixonei completamente pela capa do livro, e pelas resenhas feitas em vários blogs. Quero muito ler ele, principalmente depois dessa resenha perfeita que você fez. Paraéns

    ResponderExcluir
  25. ''Extraordinário'' é maravilhoso mesmo! Essa palavra é a que o define! É daqueles que você recomenda sem nem ter o que dizer, você simplesmente fala ''leia!''.
    A resenha está pequenininha mesmo, mas não deixou nada a desejar, como dizem, ''menos é mais!''.

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo fala super bem desse livro! Fico curiosa pra ler, mas ao mesmo tempo tenho um pouco de receio de achar aí os meus próprios preconceitos... A capa do livro é linda e aquela frase/trocadilho "Não julgue um livro pela capa - não julgue um menino pela cara" é genial =)

    ResponderExcluir
  27. Já quero ler esse livro à um tempo, e acho que eu prefiro essa capa branca do que a azul lançada recentemente, na verdade minha opinião possui divergências à esse ponto. E assim, acho a história do livro sensacional, reflexiva, com grandes ensinamentos, portanto estou louca para lê-lo de verdade. Todos que leem ele falam muito bem. De fato o trocadinho "Não julgue um livro pela capa - não julgue um menino pela cara" como a Fran falou acima, é genial. A cada resenha que leio ou comentário sobre esse livro fico com muita vontade de correr e comprá-lo e começar a ler imediatamente.

    ResponderExcluir
  28. Adoro quando um livro traz lições de vida e nos faz refletir.
    Mas eu não sei se leria esse livro. Tenho vontade de lê-lo, sim, mas não é um gênero que eu goste muito e por isso tenho fugido dele.
    Quem sabe um dia eu não me interesse verdadeiramente por ele?

    ResponderExcluir
  29. Ah eu to louca para ler esse livro parece ser uma historia incrível e eu não vejo a hora de poder pegar o livro para ler, e creio que o livro nos ensina muitas coisas né, pois tem um monte de gente que não aceitas os outros por causa de qualquer defeitinho e se esquece do quanto essa pessoa pode ser extraordinária.

    ResponderExcluir
  30. Olha, eu provavelmente vou ler esse livro em algum momento, pq adoro esse tipo de história e tal...Mas com certeza não vai ser nos próximos meses...Não ando com feeling pra ler esse tipo de história, entende? (não quero chorar >.<)

    ResponderExcluir
  31. Bom.. com certeza quero ler esse livro, sua resenha foi ótima, e só me fez querer ainda mais. Mas acredito que demorarei um tempo para fazê-lo, no momento estou mais para comédias hehe Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. Oi , boa tarde.
    Ah! Estou querendo comprar esse livro desde que vi a capa dele em azul que lançou atualmente, a história conhecia por ar e fiquei mais interessada ao saber o tema forte que nos faz analisar diferentes pontos de vista (;
    Outro recomendado para você seria Corações Feridos que trata de uma irmã linda e outra com uma doença que a deformou, além de outros pontos muito bons ;D
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  33. Esse livro já esta na minha lista de leitura, pois parece ser uma historia bem bonita. Gostei da sua resenha, mesmo pequena poque as vezes menos é mais. Gosto de historias assim que mexe com as pessoas e que também passe uma lição para quem leu.

    ResponderExcluir
  34. Estou bem ansiosa pra ler esse livro. Fugir das histórias clichês é uma benção e histórias com lições pra nossa vida são sempre bem-vindas em qualquer momento.

    ResponderExcluir