[Projeto: Semana Sparks #2] Entrevista!


Hey Galera! Estão gostando da Semana Sparks? A editora Arqueiro disponibilizou uma entrevista com o autor falando um pouco do novo livro - Uma Longa Jornada - e de suas inspirações. Espero que curtam e fiquem ligados que amanhã entra promoção no blog em conjunto ao blog Universo Fantástico e Editora Arqueiro! Vamos então à tão esperada entrevista!


1- Seus livros fazem enorme sucesso no Brasil e você tem uma legião de fãs. Você vê diferenças entre o público brasileiro, o americano e o do resto do mundo? 

Na verdade, não. Eu acho que os americanos e os brasileiros são muito mais parecidos que diferentes e essa é uma das razões de eu adorar visitar o Brasil. Mais do que isso, entretanto, eu escrevo romances que tratam de emoções humanas, que são universais. Meus romances tratam de amor e esperança, perda e traição, medo e alegria, felicidade e tristeza. Além disso, as histórias que escrevo poderiam acontecer em qualquer lugar; há pouca coisa que as amarram especificamente aos Estados Unidos. 


2- Qual o segredo para cativar antigos leitores e conquistar novos a cada romance?

Acho que tudo se resume aos próprios romances. Eu dou meu melhor para escrever histórias interessantes, convincentes e originais que pessoas de todas as idades possam gostar. Eu também dou meu melhor para que as histórias e personagens pareçam reais para os leitores. Nenhum dos meus personagens é perfeito – eles são falhos, o que adiciona uma profunda honestidade. A maioria está simplesmente tentando dar o melhor que pode na vida, dadas as circunstâncias que estão vivendo.


3- Você está vindo ao Brasil no final de agosto para lançar seu novo livro, Uma longa jornada, ainda inédito até nos Estados Unidos, e para participar da Bienal do Rio. Qual sua expectativa em relação a esta visita? Como foi seu contato com os leitoras e leitores brasileiros em visitas anteriores?

Estou ansioso para ver meus fãs de novo! Eu tive um tour maravilhoso no Brasil na última vez que visitei o país. As pessoas são incríveis, a cultura é acolhedora e eu acho que é simplesmente um belo país.


4- Você sempre introduz algum novo elemento em seus romances, como o sobrenatural, a violência doméstica, a religião. Qual a grande novidade em Uma longa jornada?

Uma longa jornada tem alguns novos elementos: para começar é uma história de amor dupla: uma história delas foca em Ira e Ruth, enquanto a outra foca em Luke e Sophia. Por um bom tempo o leitor não tem ideia de como as histórias irão se interceptar cruzar. Ira e Ruth também são judeus, o que é a primeira vez  inédito pra mim, e Uma longa jornada também discute o mundo de rodeio. Finalmente, é um romance com um desfecho surpreendente e, embora eu já tenha feito isso antes, eu nunca fiz do jeito que está neste livro e espero que os leitores gostem muito.


5- De onde vem a inspiração para escrever seus romances? Você faz pesquisa, se inspira eventualmente em situações e personagens reais ou é tudo fruto da sua imaginação?

Inspiração pode vir de muitos lugares diferentes – acontecimentos em sua vida, de coisas que você ouvir falar, experiências de amigos, seus leitores. No final, a história tem que interessar ao leitor e originalidade é parte disso. Como pesquisa, olho muito na internet, mas se precisar, eu visito lugares ou falo com pessoas que sabem sobre o assunto que eu estou interessado. 

6- Seus protagonistas homens, em geral, são verdadeiros cavalheiros ou príncipes encantados. Este tipo de homem ainda existe no mundo de hoje ou é uma espécie em extinção? O senhor se considera um cavalheiro à moda antiga, um dos últimos românticos? 

Os homens dos meus romances, embora falhos, são geralmente boas pessoas e, mais que isso, amam profundamente quando encontram a mulher certa. Eu penso acredito que existem homens assim, mesmo que às vezes seja difícil de encontrar. Quanto a mim, eu sou o tipo de homem que ama uma mulher pra sempre... e não tenho certeza se isso me faz ser à moda antiga (ser careta) ou um romântico!

7- Muitos de seus livros foram adaptados para o cinema. Você participa da adaptação do roteiro? Costuma assistir aos filmes depois? Tem algum que é o seu favorito?

Sim, eu estou muito envolvido em todos os estágios, no desenvolvimento do roteiro à seleção do diretor, à seleção do elenco, etc. Estou mesmo em conjunto. E sim, eu vejo os filmes não só na estreia, mas também com a minha família no cinema. Não sou capaz de escolher uma adaptação preferida. Pra mim todas são incrivelmente bem feitas. Ainda assim, eu acho que a que mais se destina a ser um clássico teria que ser é Diário de uma paixão. 

8- Você usou o nome de todos os seus filhos em protagonistas dos seus livros. Como eles reagem a isso?

Eles amaram! É claro que meus filhos também são reconhecidos em todos os livros, então tecnicamente, eles estão em todos eles.


Visite o blog Um Universo Fantástico!
Ei! Curtiu esse post? Curta nossa página no Facebook também!



18 comentários:

  1. Gostei bastante da entrevista, e os livros do Sparks são sempre maravilhosos, e o mais interessante, é que À cada obra, ele adiciona um elemento novo e que liga a história! Ansioso agora para a promo :D

    Abraços,
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A entrevista estava demais. Adorei conhecer seus pontos de vista e também de saber onde ele se inspira e as busca. Amei. Ele realmente é um ótimo autor.

    ResponderExcluir
  3. Semana Sparks está fenomenal.
    Foi muito bom conhecer um pouco mais de um autor tão fantástico. Legal saber suas inspirações e pontos de vista.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não sabia que ele tinha filhos rsrsrsrs

    bjojs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai ele é muito fofo né gente *_*

    Amei a entrevista , vou ficar ligadinha na semana Sparks pra saber mais ;)

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ohhhhh muito simpatico tio nico

    queria muito poder ver ele pessoalmente (ó eu chorando de novo)
    Tbem não sabia que ele colocava o nome dos filhos nos personagens... e eu tbem acredito no homem bom.. que ama a mulher certa!! >)
    bjuu

    ResponderExcluir
  7. Excelente entrevista, adoro todos os livros dele, assisti todos os filmes, alguns ficaram ótimos, nossa queria muito vê-lo pessoalmente e consegui um autografo.

    ResponderExcluir
  8. Não é por acaso que os livros dele viram filmes.São livros que fazem a gente querer saber o final,não largar enquanto não ler o fim sempre emocionante que esse autor nos proporciona.Adoro!

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista!!!! Não sabia que os nomes de seus protagonistas eram dos filhos, legal.
    Estava com muita vontade de conhecê-lo pessoalmente, um sonho, mas infelizmente não poderei ir.

    ResponderExcluir
  10. Awn, ele é tão fofo! *---*
    Ficou com vergonha de dizer que os fãs brasileiros são os melhores! hahaha
    Os personagens masculinos do Nicholas são os melhores, vdd ♥
    Não sabia que ele usava o nome dos filhos nos livros! rs

    ResponderExcluir
  11. Eu amei a entrevista...realmente seus personagens são muito parecidos com a realidade nossa, eles possuem defeitos e qualidades como nós, acho que isso faz com que seus livros façam tanto sucesso, pois assim como eu, muitas pessoas se identificam com os personagens dos livros do Sparks! Show de entrevista! :)

    ResponderExcluir
  12. Eu amo os romances do Nicholes, ele é uma excelente autor...Quero muito pode ir prestigia-lo na Bienal. Ele faz muito sucess. Tenho muita vontade de comprar todos os livros dele.


    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas,
    adorei a entrevista, boa ideia em homenageá-lo durante essa semana.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  14. Com certeza ele é um homem à moda antiga, e estão em falta no mercado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre fico impressionado com o talento que ele tem de transformar uma fórmula pronta (batida, por sinal), em grandes best-sellers. Isso se deve a narrativa dele que é ótima. Gostei bastante da entrevista, e fiquei bem curioso por esse "Uma Longa Jornada".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Ele é um querido né?! Acho que acima de qualquer coisa a simpatia dele é também grande responsável por todo esse sucesso (além de claro, ser um ÓTIMO escritor) haha

    ResponderExcluir
  17. Amei a entrevista e amei ainda mais a honestidade as suas respostas acho que eu posso dizer que agora sou ainda mais fã do Nicholas se isso é possível né.

    ResponderExcluir