Terras Metálicas por Renato C. Nonato

Terras Metálicas

TERRAS METÁLICAS
Renato C. Nonato
Editora: Novo Século - Novos Talentos
616 páginas
Comprar: Submarino
Livro no skoob
Página no Facebook
A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


O livro Terras Metálicas, escrito por Renato C. Nonato, e publicada pela editora Novo Século, apresente um cenário pós-guerra ao mundo em que vivemos e conhecemos, onde devido a radiação nuclear os habitantes foram obrigados a viver em um lugar chamado de Esfera. Esse lugar está localizado no subsolo terrestre e é um mundo em que os seres humanos são governados pela Elite, que gere os recursos do mainframe (sistema que comanda toda a Esfera e a faz funcionar). Os habitantes da Esfera são dotados cada um com uma dessas cinco habilidades: Tuneis, Bios, Sibérios, Exilados ou Antenas. Nesse mundo pós apocalítico que sobrevive há anos que nem os cidadãos da Esfera sabem ao certo quanto, Raquel e seus amigos têm por missão salvar esse mundo conhecido por eles após descobertas surpreendentes para esses simples estudantes da Academia.

Sem sombra de duvida um livro intrigante e repleto de mistérios e revelações, cujo vão se desenrolando ao longo da trama e ao mesmo tempo em que esses se revelam mais vão surgindo e tornando a história, em um escala ascendente, cheia de emoção e inquietação ao leitor, é como se começasse em uma simples planície e se elevasse até o cume de uma montanha, dá pra imagina o quanto os capítulos finais se tornam mais e mais interessantes e emocionantes?

Ao mesmo tempo ao decorrer da história vê-se uma amizade muito intensa e baseada na confiança entre as personagens: Raquel, Ângelo, Tales, Camile, Tashi, Liceu e posteriormente se juntando ao grupo Isabela e Nirvana. Tao forte que até desconfianças entre eles são mostradas, porém não são capazes de abala-los.


O autor Renato Nonato soube com certeza envolver o mistério no enredo de sua história e fazer as revelações no momento certo, tudo o que precisava ser revelado foi e de forma muito coerente, trazendo mais emoção ao decorrer, e pode-se esperar pelo jeito uma continuação muito mais reveladora aos mistérios, mas o fim de Terras Metálicas mostra-se colocando todos os pingos nos i’s e abrindo espaço para essa continuação com maiores revelações.

25 comentários:

  1. Não curto muito livros com histórias pós apocalípticas, mas o que achei bem legal nesta trama é que além dos fatos decorrentes desta situação, ou autor consegue explorar os relacionamentos humanos. E isto é o que mais me fascina numa leitura.
    Não sei se sairia correndo para comprar (rs), mas leria, com certeza, se tivesse a oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adooooooooooooooooooro livros e filmes apocalípticos.
    Acho que devo ser meio louca sei la, mas adoro ver filmes em que o mundo ta acabando, tipo 2012 e O dia depois de amanhã ♥
    Me interessei muito por esse livro e com certeza irei ler, assim que der né ($) hahaha.
    Ótima resenha como sempre c(=
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros com cenários pós-guerra por isso me interessei por esse.
    Além disso, adoro livros com mistérios, ainda mais quando o autor só mostra as revelações no momento certo.
    Outro ponto, gostei muito do clima de amizade no livro, acho que assim a leitura não fica tão pesada. :)

    ResponderExcluir
  4. A leitura nacional bombando, né? Gostei da estória desse livro.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super interessado no liro agora com sua resenha. Eu já tinha lido antes uma crítica não tão positiva assim, mas a sua resenha me animou. Eu gosto bastante dessa capa, e esse título é bem legal. Enfim, quanto a sinopse, gostei dessa atmosfera distópica e apocalíptica, então acho que me daria bem com a leitura - super aprovada por você.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O livro é interessante e gostei do que li na sua resenha. Estava meio na dúvida antes,mais agora vou querer ler e saber mais da história cheia de mistérios. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa atmosfera pós apocalíptica pois quando é bem escrita se torna algo enriquecedor pra mim como leitora. Nunca tinha ouvido falar nesse livro Lucas, mas parece ser mais um ótimo nacional pra ter na estante.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a historia, parece ser realmente um livro de ótimo conteúdo espero ler em breve e poder afirmar a minha impressão.

    ResponderExcluir
  9. Sou fã desse cara... otima intimidade com as letras...\o/

    @Jr_trovao

    segue lá... bjus a todos!

    ResponderExcluir
  10. Literatura Nacional,sou fã e curto pra valer

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito de histórias pós-apocalíptica mas fiquei interessada nesse livro. Não está na minha lista de prioridades mas se tiver oportunidade irie lê-lo. Achei a capa um pouco infantil para o tema que o livro aborda.

    @geeruza2

    segue lá!:D

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, achei interessante a premissa e gostei mais ainda quando você conta que apesar de haver abertura para uma continuação, a história tem começo, meio e ffim em si mesma. Fico sempre felizcom a valorização e divulgação da obra dos novos autores nacionais que merecem muito o nosso apoio para continuar produzindo histórias interessantes.

    ResponderExcluir
  13. Uma história ao estilo ficção científica, eu nunca li. Nem sei como é ler uma livro asssim.

    ResponderExcluir
  14. Adoro distopias! já tinha ouvido falar de Terras Metálicas mas ainda não tive a oportunidade de compra-lo, espero poder fazer isso em breve :D

    ResponderExcluir
  15. Não sou lá muito fã de histórias pós apocalípticas.....sei lá, acho que o problema é comigo, não com os livros

    ResponderExcluir
  16. SEGUIDOR: WILLIAN


    Resenha bem elaborada, resumindo muito bem o conteúdo do livro, nos dando uma boa ideia sobre o enredo, despertando o interesse de quem lê.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas,

    tenho que dar meus parabéns pro autor Renato Nonato, porque só na sinopse ele já conseguiu despertar o meu interesse pelo livro. E olha que não sou muito fã do tema! rs
    Gostei muito da resenha, a história é diferente, bem intrigante... muitos mistérios pelo que li, deve prender o leitor do início ao fim!
    Espero conseguir ler me breve!

    Bjs ;*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente sou louca por livros/séries/filmes que tenham temas pós apocalípticos, assim como adoro um bom livro de mistério, e creio que acharei as duas coisas nesse livro. Pelo que você escreveu em sua resenha, me pareceu um enredo muito bem construído, parecido e ao mesmo tempo diferente daquilo que já conhecemos em livros já publicados. Enfim, gostei bastante da história, espero lê-lo em breve. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  19. Adoro pós-apocalíptico, só com isso já me chamou atenção para o livro e o melhor de tudo o autor é brasileiro, curti a resenha espero que possa lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  20. Adoro histórias pós apocalíticas, essa história parece ser fascinante!! Parabéns pela resenha, me instigou bastante!! Quero ler!!

    ResponderExcluir
  21. Resenha interessante. Estou participando do sorteio.
    Melisa Rosa
    melisa-rosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Achei a história do livro bem interessante e com uma leitura que te prende!!
    Quero muito ler!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  23. vi uma certa semelhança com jogos vorazes... vivendo em um mundo bem diferente de hoje, o mainframe seria a capital, parece ser uma historia assim como jogos vorazes que prende o leitor a cada capitulo, achei bem legal a capa do livro tbm, lembra o planeta Terra, só que modificada, como a historia mesmo diz.

    ResponderExcluir
  24. Eu li a sinopse e gostei muito o livro, espero ganhar. O autor esta de parabéns!!
    Espero ganhar...

    ResponderExcluir