O Livro das princesas por Meg Cabot, Paula Pimenta...

O Livro das Princesas
O LIVRO DAS PRINCESAS
Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barbosa.
Editora: Galera Record
Páginas: 
Livro no Skoob
Comprar: SARAIVA
Resenha por: Mirely (Colunista de Resenhas)
5 estrelas - "só isso, porque não posso dar mais!"


"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)


Hi lindos! :)

A resenha de hoje é para todos os fãs de O diário da princesa, A Mediadora, Fallen, As Mais, Fazendo meu Filme, Minha vida fora de série e, claro, Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza. Uau, já imaginou essas quatro em um livro só?! A editora Galera foi longe, idealizou, preparou tudo e eis que surge um lindo, incrível e perfeito livro de princesas. Mas qual seria o diferencial, além de ser escrito por quatro autoras super conhecidas e amadas nos últimos anos?! A melhor parte de tudo é saber que são releituras de contos de fadas que já conhecemos, mas claro, com um toque mágico de atualidade. Vamos ver se funcionou?

Meg Cabot, além de nos surpreender com uma orelha todinha escrita por ninguém menos que a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, ainda nos trouxe uma história inspirada em A Bela e a Fera. Infelizmente, não tinha todo aquele aparelho de jantar dançante, nem nenhuma pitada de magia. Mas isso não fez com que a história perdesse seu encanto, interesse e charme. Belle é nada menos que uma modelo. (Sim, uma modelo!) Com o seu habitual gosto por leitura (claro que não poderia faltar ^^), e conhece seu príncipe, ou melhor sua fera, num cruzeiro em que é obrigada a passar com a nova irmã, o pai e a madrasta durante a lua de mel deles. A fera é vítima de uma doença chamada queloide, crescimentos anormais de peles em regiões que foram cortadas ou machucadas. Dá pra acreditar que ela conseguiu trazer tudo para a nossa realidade? É uma história emocionante, cativante e que quando acaba você pede mais!

"- Belle achou o namorado rato de biblioteca dos sonhos dela. Olhe para eles, foram feitos um para o outro. A modelo e o monstro."
Paula Pimenta, mais uma vez me encanta, me cativa e me conquista! Sua releitura é de Cinderela (diga-se de passagem, meu conto de fadas favorito!) e ela não poderia deixar seus leitores ainda mais satisfeitos. Quer saber como ela transformou Cinderela mais do que a própria Fada Madrinha?! Pois bem. Cinderela é nada menos que uma garota comum, aliás, nem tão comum assim... A DJ Cintia Dorella! (que por uma falha na comunicação, passou a ser conhecida por DJ Cinderela), e como se não bastasse ser uma DJ, ela ainda conhece seu príncipe durante um baile de aniversário das gêmeas, enteadas de seu pai. Como toda boa história, existe a madrasta má que faz de tudo para prejudicar nossa princesa, mas o bem sempre vence, haha. E como é de Cinderela que estamos falando, o sapatinho de cristal não pode ficar de fora, e preciso dizer que nada mais inteligente e atual do que ele ser um All Star! Quer saber qual foi a forma que o príncipe procurou sua Cinderela? No twitter! E todo o desenrolar e desfecho dessa história poderão ser lidos nesse exemplar incrível. 
"Era exatamente como o garoto dos sonhos que eu costumava ter, o garoto que eu imaginava estar em algum lugar do mundo, esperando só por mim, mas que acabei de esquecendo, depois de tudo que passei com a separação dos meus pais.”
Confesso que demorei a abandonar as primeiras histórias. Tive que fazer uma pausa entre elas, o começo da história seguinte não entrava na cabeça porque eu ficava pensando no que havia acontecido com cada personagem da anterior!

Lauren Kate, apesar da sua inteligência e ponto de vista interessante, não conseguiu captar minha atenção. Não sei se os contos anteriores me roubaram por completo, ou o dela não era mesmo tão bom assim. Uma reescrita de A Bela Adormecida, que tem por início uma história realmente de contos de fadas, com magia e maldição. E ao mesmo tempo, conta uma história atual, nos mostrando um lado nunca antes visto: o do príncipe. Percy é um jovem que acaba de ser abandonado pela namorada e obrigado a seguir viagem para Paris, uma viagem que haviam planejado ir juntos, no curso de francês. Apesar de colocar Percy como um garoto atual, antenado e com quase nada de “príncipe”, a escritora não abandonou o conto de fadas, deixando o conto distante da nossa realidade. Como o aparecimento de um unicórnio, que ele colocou o nome da irmã e que o fez “acordar” a Bela e misteriosa princesa adormecida. 

Sinceramente, a falta de ligação com a nossa realidade, não me fez aproveitar tanto a história, infelizmente. Mas não é algo que desmereça a qualidade do livro como um todo. (:

"- Mas cuidado com o que deseja. Deixar todos os homens gatos loucos de desejo não é tão divertido como parece. É meio horrível que gostem de você só pela sua aparência."

Patrícia Barboza, por último, mas não menos importante, nos deixou ainda mais fascinadas e apaixonadas não só pela vida, família e contos de fadas, mas pela amizade que nos mostram nos momentos que mais precisamos de apoio. Releitura de Rapunzel, Camila tem até o apelido da princesa. Primeiro, por chamar o seu apartamento no 12º andar de Torre, e depois, por não poder cortar o cabelo dos 11 aos 15 anos, graças a uma promessa que sua madrinha, hiper-religiosa fez quando a garota ficara doente. Camila é apaixonada por duas coisas: cantar e Katy Perry. E graças a uma brincadeira com seu melhor amigo, Pedro, ela acaba publicando vídeos em seu canal na internet que se chama “Do Alto da Torre”. Patrícia com certeza nos mostra que o amor pode estar mais perto do que pensamos, amigos são para o que der e vier, e principalmente, acaba esse livro com a sensação de dever cumprido.

"Eu me libertei dos meus próprios medos. Medo de não ser aceita, de não conseguir aquilo que mais queria, de ficar presa no alto da torre para sempre. Eu era livre. Dentro de mim mesma."

Será que preciso dizer que amei esse livro? Recomendo para toda e qualquer pessoa que ainda acredita na beleza de uma boa história, na alegria compartilhada e, claro, na esperança de encontrar e viver um grande amor! Geralmente não curto livro de contos por achar as histórias muito curtas. E esse foi assim também. Mas ainda assim, sinto que cada história valeu a pena, que cada autora cumpriu seu papel, e que a editora, claro, fez um trabalho muito bem feito, para se aplaudir de pé. Expectativas mais do que superadas, um novo favorito para a estante!

"- Pra que precisaríamos de um mordomo?- Bom, ele podia achar um lugar para todos esses livros que você trouxe, por exemplo - disse Penny com ironia. - Sabia que existe uma coisa chamada e-reader? Antes que eu pudesse dizer a ela que gostava de sentir o cheiro de (e de pegar) um bom livro de papel, ela continuou a ler o folheto."

"Acho que a magia dos contos de fadas está justamente aí. Não é matar o dragão, escalar a torre ou derrotar a bruxa. Mas a magia está justamente em encontrar o amor e a felicidade nas situações mais simples. E isso é bom, já que ele está lá para qualquer um que se permita enxergar..."

16 comentários:

  1. Luquinhas, meu queirdo, quanto tempo! hahaha
    Acredita que descobri esse livro esses dias? E já fiquei louca atrás... Sua resenha só fez com que eu ficasse com mais vontade de ler. Amo a Paula Pimenta, embora só tenha lido um livro dela e tia Meg, temos uma história de amor e ódio, mas não tira nem um pouco minha curiosidade no livro. rs
    Amei sua resenha.

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio desse livro, mais curiosa e doida para ler eu fico.
    Principalmente por causa das autoras, porque afinal as quatros juntas só poderá sair algo realmente bom.
    Estou louca atrás desse livro!
    Adorei a resenha!!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Assim que ouvi falar sobre o livro nem me animei muito e nem procurei saber sobre o que se tratava mas agora que li me deu muita vontade de lê-lo! Vou esperar até o lançamento aqui na minha cidade, q vai ser no início de agosto, pra poder comprar e pegar um autógrafo :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Também amei esse livro, a ideia da Galera foi genial!!!
    Os contos da Meg e da Paula são realmente os melhores, e também não amei tanto o da Lauren, mas tá valendo. Fiquei com vontade de ler mais... será que rola uma sequência?
    Beijos!
    http://verbologiapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser mesmo uma graça né.
    Abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hi Lucas
    mas já resenha desse livro? arrasou hein!!
    estou louca para ler, mas pelo visto meu conto de fadas favorito (a bela e a fera) não vai me conquistar tanto assim, porque não imagino uma bela modelo kkkkkkkkkkkk
    mas vamos ver né, quem sabe lendo eu não mudo meu conceito.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada por este livro, mesmo sem ter lido ainda. Nem conhecia, para falar a verdade, mas me parece muito bacana mesmo. As autoras são boas, mas o que me deixou fascinada foram os contos escolhidos, adoro todos eles. Tenho certeza de que vou gostar muito quando tiver a oportunidade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Minha sobrinha está lendo e disse que depois me impresta, vou esperar a oportunidade.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro princesas e tal, mas não sei se leria esse livro a não ser que fosse ganho =D
    Mas eu gostei bastante da sua resenha, e achei engraçado o fato do príncipe ter achado a Cinderela no twitter kkkk.
    Bom enfim, se eu ganhar eu leio hahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Já o vi na livraria e fiquei com vontade ler!!
    Amoo Meg Cabot!!
    Definitivamente será uma minhas próximas aquisições!!

    ResponderExcluir
  11. Eu também não gosto muito de contos e não tinha ficado muito animada em ler o livro, mas agora me deu muita vontade de ler! Além de ser um livro cheio de autoras maravilhosas *-*
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Me apaixonei por esse livro logo pela capa, linda!
    Comprei ele no lançamento mas ainda não li.
    Amei a resenha e deu vontade de ler o quanto antes. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Desde que vi os preparativos para esse livro já fiquei mega ansioso para lê-lo, dentre as escritoras eu só li Meg Cabor e Lauren Kate, e adoro as duas! Tenho muita curiosidade com os livros da Paula Pimenta e da Patrícia Barbosa, mas por falta de tempo, e um pouco de vergonha na cara, ainda não comprei nada delas.
    A temática do livro é simplesmente fantástica! E juntar todas essas escritoras de peso foi uma ótima sacada da editora. Ainda não li o livro, mas a sua resenha me deixou com muita vontade de sair de baixo das cobertas e enfrentar o frio para comprá-lo!

    Wendell Carvalho
    http://whathethinks.com.br

    ResponderExcluir
  14. nada contra, mas esse tipo de livro não me interessa tanto. Mas é uma boa leitura para quem gosta, minha amiga disse que é muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Conheço apenas a Lauren Kate. e estou ensaiando pra ler Fazendo meu Filme. Essa série é muito comentada.
    Eu também quero um namorado rato de biblioteca. Esse livro deve ser um encanto.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha, embora o livro não me despertou a vontade de lê-lo. Posso estar bastante enganada e ele ser maravilhoso mas não sou do tipo que curte contos de fadas. A primeira vista, fiquei apaixonada por ele porque vi o nome da Meg Cabot escrito na capa e agora que li a resenha o encanto se foi acho que é porque curto mais os bad boys ao invés dos príncipes, rsrsrsr
    bjos,
    @geeruza2
    geruzadonasc@gmail.com

    ResponderExcluir