|| RESENHA || As Vantagens de Ser Invisível por Stephen Chbosky

Não sei como, mas quero descrever tudo sobre esse livro. Sua perfeição, sua autenticidade, e a forma como me encantou desde a primeira carta! #PerfeitoDemais.

As Vantagens de Ser Invisível
Livro no Skoob
5 estrelas - Preferido.

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Eu estava com muito ansioso para ler esse livro. Estava com muita expectativa e para nossa alegria, ele respondeu a todas elas. O livro é perfeito, de uma forma me senti ligado com todos os personagens.

O livro é narrado em formas de cartas. Charlie é um menino sensível, que está conhecendo o mundo e a si mesmo. Após o falecimento de seu grande amigo, Charlie está triste e atordoado com tudo que aconteceu. Decidido a escrever cartas para uma pessoa de confiança que não o conhece, Charlie decide se fazer ausente, mudando seu nome para manter sigilo, contando um pouco de como foi seu ano letivo. A vida de menino parecia de um adolescente normal. Morar com os pais e ter dois irmãos mais velhos faziam parte de seu cotidiano.

Sam e Patrick, dois calouros, entram na vida de Charlie e dão rumo a pura diversão e conhecimento para o garoto. Os três tornam-se amigos e logo estão nos mesmos grupos de amigos, fazendo Charlie se sentir melhor e mais popular. Sam e Patrick são os personagens mais legais do livro, e o que mais me cativou foi o jeito sensível e nerd de Charlie. O garoto é muito inocente, está aprendendo a viver e experimentar coisas novas desde o primeiro beijo ao primeiro cigarro. Sam é a garota perfeita aos olhos de Charlie, e Patrick é seu grande amigo. Os três vivem diversas aventuras adolescentes, e é isso que deixou o livro instigante e único. Um livro muito bom, tocante, apaixonante, diferente e especial. Tão leve e ao mesmo tempo pesado. Tão igual; mas tão diferente.

O livro é simples, Charlie quer compartilhar seus novos conhecimentos com alguém, mas somente escreve a essa pessoa (desconhecida) pois sabe que nela ele poderia confiar. Não ficamos sabendo quem é a pessoa e nem os nomes verdadeiros, mas nada disso interfere na história. Charlie tem um professor que o ajuda a lidar com as situações. O professor indica muitos livros ,deixando o ar mais favorável ao leitor.

O livro me envolveu de tal forma que o devorei. Não o larguei por nada. Apenas para dormir, mas na manhã seguinte terminei-o rapidamente. Leitura envolvente, apaixonante. Conseguindo transportar sutilmente toda a premissa proposta. Eu vi a a adaptação e curti bastante, seguindo a mesma linha do livro. Não tenho o que reclamar, além de que queria mais história!

33 comentários:

  1. Parece ser uma história interessante. Bonita, mas também triste. Estou com o filme pra assistir e arrumei o pdf do livro também. Lerei assim que terminar o Dezesseis luas, também em PDF. Adorei a resenha. Fiquei com muita vontade de ler ou ver logo mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti o filme e apaixonei, chorei horroeres *____* estou louca para ler o livro mas ainda não deu pra comprar =/ já vi varias resenhas a respeito do livro e isso só me deixa com mais vontade !!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler o livro. Ainda não conferi o filme porque pretendo ler o livro primeiro.
    Mais mesmo assim, só vejo elogios de ambas as partes.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Super legal esse livro!
    Não paro de ouvir Asleep desde que li!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li este livro só leio elogios sobre ele,mas ainda não me deu aquela vontade de ler,quem sabe um dia,né.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei muito do livro, comprei por uma brincadeirinha da minha filha, que disse que era o filme que o Percy, pegava a Hermione kkkk, mas achei o Charlie muito infantil. Tiveram partes em que eu simplesmente amei, mas outras que queria tirar do livro. Quando terminou fiquei com o sentimento de não saber qual emoção ele me despertou mais. Mas quando assisti o filme eu gostei muito, e achei q o filme preencheu algumas lacunas que eu vi no livro.

    ResponderExcluir
  7. Amei o filme, acho que livro vai me deixar ainda mais emocionada. As Vantagens de Ser Invisível é realmente uma história de autodescoberta, e de amizade e de crescimento.

    ResponderExcluir
  8. Poxa :( mais um livro que eu estou desejando. Eu também estou com muitas expectativas para ler o o livro, tomara que elas também sejam respondidas. Também acho que não vou largar o livro pra nada kk. Ainda não assisti ao filme, só irei assistir depois de ler *-*
    Adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler o livro, não vi o filme ainda porque quero lê-lo antes. Vi muitos comentários positivos como o seu, só estou com medo de me decepcionar.

    ResponderExcluir
  10. Poxa agora deu vontade de ler o livro, seu comentário foi o ponto final para que eu leia logo o livro.A estória parece ser envolvente e agradável, assistir também ao filme e não posso dizer o mesmo que a adaptação está excelente, mas tenho certeza que sim.Gostei do post e parabéns ao blog sempre muito excepcional! abraços! =)

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi maravilhas a respeito deste livro, principalmente por muitos professores. Dá pra perceber o quanto você adorou o livro, mas pela resenha a história parece ser bem comum e ficamos com a sua palavra de que os personagens e a forma como a história são apresentadas que o tornam "diferente". Bem, na verdade gosto de histórias assim, pois sempre nos dão um monte de coisa para pensar.

    ResponderExcluir
  12. Até agora só vi falando super bem desse livro. Estou com ele na estante mas ainda não li. Fiquei mais curiosa ainda depois que você falou ter lido em tão pouco tempo, vou colocar como minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  13. Eu quero esse livro na minha vida tipo pra ontem.

    ResponderExcluir
  14. HAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHS'
    Eu li o livro e tava em dúvida sobre como fazer a resenha.
    Primeiro que não sei exatamente o que o livro despertou em mim. É legal em várias partes, mas em outras ele perde seu charme, sua personalidade. Sei lá. Ainda bem que você fez resenha u.u Menos uma pra mim haha'
    E novidade.. A minha seria muuito diferente :P

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha! Eu já assisti o filme e é perfeito (sem falar que é com o logan lerman e a emma watson).

    Pretendo lê-lo em breve.

    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu estou querendo muito ler esse livro, só leio comentários elogiosos sobre ele, histórias sobre amizades verdadeiras e descobertas adolescentes podem render grandes livros mas correm o risco de cair no clichê, não parece ser o caso.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não. bem legal ele ser assim.. o tipo de livro que vc não quer largar +, uma estoria muito bonita..

    ResponderExcluir
  18. Oie amore, eu vi muitas resenhas positivas desse livro, mas infelizmente ele não me chamou a atenção.
    Apesar de todos elogios acho que não vou ler !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi muito sobre o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler e sua resenha me deixou mais curiosa do que já estava :/
    Eu cheguei a ver o filme(odeio ver filmes antes de ler os livros) e eu me emocionei com a história no final, o desenvolvimento de tudo foi bem tocante, mas o final foi o climax de tudo e realmente é muito bom! Mas mesmo assim eu quero ler o livro *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Já assistiu o filme Lucas?? Você podia comparar.
    Eu não li ainda, mais logo vou ler. É minha prima leu e assistiu, porém ele prefere o filme. Super linda sua resenha
    Brubs

    ResponderExcluir
  21. Comprei esse livro ontem, mas ainda tenho outros na fila... não sei o que esperar dele, mas pelo que vc diz vou gostar!

    bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ainda não assisti o filme nem li o livro. :( Estou me sentindo A deslocada, né? Msa tudo bem, logo logo isso muda. haha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  23. Eu comecei a ver o filme, não me recordo porque não pude terminar, ai quando pensei em terminar de assistir lembrei que tinha o livro e decidi só assistir depois que eu lesse o livro e vejo que fiz a escolha certa, vou realmente ler esse livro primeiro!

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou louca para ler. Adorei a resenha, só me fez ficar ainda mais curiosa e ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  25. Como ainda não li o livro estou aguardando um tempinho para ler, para só então poder ver o filme e comparar.
    Mais a história desde a primeira vez que li me interessou.

    ResponderExcluir
  26. As Vantagens de Ser Invisível realmente é um daqueles livros que nos arrebata e cativa e quando chegamos na última página dá uma tristeza de não poder mais acompanhar a vida do Charlie, senti a sensação de estar sendo o ombro amigo dele,e graças a Deus a adaptação para as telonas não decepciona nem um pouco, pois o filme manteve a vibe do livro e adorei a escolha de cada ator, principalmente do Logan Lerman como Charlie e da Emma Watson como Sam. Bom, este foi mais um livro que me marcou e indico para todo mundo que puder ler e ver faça isso, e saibam que afinal "SOMOS INFINITOS!":)

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não assisti ao filme e nem li o livro, mas pelo que tenho lido nos blogs, parece-me ser muito bom. Fiquei encantada com a resenha e logicamente que irei ler o livro.

    ResponderExcluir
  28. Eu comecei a ler este livro com grandes expectativas, mas quando terminei fiquei com aquela sensação de não saber o meu sentimento em relação a ele, tiveram coisas que amei e coisas que detestei. Achei o protagonista muito infantil, cheguei a pensar que ele tinha algum tipo de retardamento ou fosse esquizofrênico,mas qd assisti ao filme achei que ele completou as partes que ficaram vagas para mim, e decidi que gostei do livro, mas não amei como esperava amar.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, mas parece ser um livro muito bom, pela sua resenha, fiquei com muita vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  30. É tanto mais tanto livro que estou desejando...
    Esse, por exemplo, assim que vi a sinopse já me apaixonei pelo Charlie; ele é todo introspectivo, inteligente e fofo... Enfim, o homem dos sonhos ^.^ Ainda não assisti a adaptação cinematográfica, mas já ouvi falar que tanto o filme quanto o livro são muito bons e que vale a pena optar pelas duas coisas. E a sua resenha me despertou ainda mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Você não é o primeiro encantado e fisgado por esse livro que eu descubro nos blogs literários... Espero que eu me encante assim também.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  32. Eu estou louco para ler esse livro.Acho que, por enquanto, não teve uma pessoa que não tenha se apaixonado pela história, então fica difícil segurar a curiosidade.Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir