|| RESENHA || A Lista Negra por Jennifer Brown

A Lista Negra 
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

5 estrelas - Preferido do Ano.

A Lista Negra é o livro de estréia da autora Jennifer Brown e lançado recentemente pela editora Gutenberg. O livro aborda um tema que muito era ignorado, mas que agora está bem divulgado no nosso país: O Bullying. O livro tem um tema muito forte, que para algumas pessoas pode parecer bobo. Mas para mim que já sofri um pouco de bullying, me identifiquei com o livro.


O livro é contado em primeira pessoa, pela protagonista Valerie. Uma garota que sofre bullying na escola. Obrigada a guardar todo sofrimento para si mesma, decide criar uma lista chamada: A Lista Negra. Um caderno onde ela põe o nome das pessoas que fazem bullying com ela.

No começo Valerie faz tudo sozinha, mas ela conhece Nick, um jovem que também sofre bullying na escola. Os dois acabam se aproximando pelo ocorrido, tornando-se mais do que amigos. Nick assim como sua namorada Valerie, acaba ajudando ela com os nomes para a tal lista. Já que ele também sofrera com apelidos e palavras fortes, ao qual machucavam.

Mas o que Valerie não imaginasse é que essa tal lista se tornasse seu pior pesadelo. Certa vez, na praça de alimentação da escola, Nick entra armado e começa a atirar em algumas pessoas da tal lista. Valerie é surpreendida com a atitude do namorado e tenta para-lo, mas ao defender sua pior inimiga, ela é atingida na perna.

Após alguns ocorridos, Nick mata inocentes e pessoas ta  tal lista. E ao perceber o que fez, acaba se suicidando. Valerie se vê perdida, e o pior é que todos acham que a culpa de tudo era dela. E daí começa o desenrolar do livro.

O livro é apresentado em cada capítulo, um pequeno trecho de jornal, mostrando anúncios e depoimentos de vítimas sobreviventes e amigos de alunos que morreram no acidente. Ou até mesmo, uma pequena entrevista com os pais dos próprios alunos que foram mortos.

Um livro muito bom, que nos faz repensar nas nossas atitudes. Uma pequena lista, pode mudar a vida de uma garota. A lista Negra, é um livro muito bom, que deve ser lido por todos. Um tema muito bem abordado, bem escrito e de fácil compreensão. A autora através da escrita e narrativa da trama, consegue despertar sentimentos fortes. um livro para dormir pensando.

Jennifer desenvolveu muito bem o livro. Desde o começo, me instigou a ler mais e mais. Com uma narrativa muito sutil, a autora me fez entrar na obra e viver um pouco do que a Valerie viveu e sentir o que a protagonista sentiu. Queria escrever mais, mas não posso. Queria elogiar mais, mas palavras me faltam. A Lista Negra é PERFEITO! Ou se posso dizer, mais que perfeito. Recomendado para todos que querem algo intenso. A senhorita Brown me surpreendeu.

18 comentários:

  1. O livro me chamou atenção primeiro pela capa, depois li resenhas e fiquei com vontade de ler. Esse só aumentou a vontade, mas acho que não é o tipo de leitura que quero agora. Ando procurando algo mais "leve"; bulliyng é um tema forte e como você disse o livro é intenso...
    Gostei da resenha. :*

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas achei que o tema abordado é muito interessante e complexo.
    A resenha me fez ter uma noção de como o livro aborda toda a temática, deve ser uma ótima leitura no entanto não sei se eu leria pois acho que é um tema tão cotidiano e muito abordado dentro da convivência social que não sinto interesse em lê-lo sobre uma visão de um "romance".

    ResponderExcluir
  3. Só a capa já me deixou curiosa, gosto bastante de livros que falam sobre Bullying, anorexia e tals. Com certeza terei prazer em ler esse livro, adorei como você abordou a história na resenha. Parabéns.

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esses temas me apavoram um pouquinho, pq mesmo sendo ficção, pode virar realidade (tipo o caso do cara que atirou nas crianças de uma escola em Realengo). Fico assustada, impressionada, sonho com isso... Se eu chegar a ler este livro, vai ser durante o dia, sabendo que outras coisas vão me distrair depois - e mesmo assim corre o risco de não dar certo. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros que também sirvam como documentário de temas fortes e me parece que esse é assim. Pelo que li na resenha tenho certeza que irei gostar bastante da leitura.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. eu ja fiz uma lista negra , mais de mentirinha , claro , kkk

    ResponderExcluir
  7. Essa é a segunda resenha positiva que leio sobre este livro.
    Fiquei curiosa, vou anotar o nome para futuramente lê-lo.
    Não vai pro meu topo de leitura, mas vai ser lido um dia hahaha

    ResponderExcluir
  8. Pelo título imaginava algo mais aterrador, rsrs.
    Na sociedade atual quem nunca sofreu Bullying? Infelizmente poucos...
    Vai pra listinha, rsrs.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa,anda não havia lido nada sobre este livro e não sabia o teor dele. Acho muito interessante e importante os autores cada vez mais trabalharem e trazerem à tona assuntos como estes que são tão polêmicos e ainda pouco discutidos em todos os setores da nossa sociedade .E infelizmente,o Bullying se faz presente de forma muito bruta no dia a dia de muitos

    ResponderExcluir
  10. Lucas, você não foi o único a sofre bullying. Antigamente eu sofria isso calada, depois não aguentei e comecei a meter o cacete em quem me enchia o saco hahaha Queria ler esse livro, agora quero ler ele mais ainda *o*

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh... eu tô louca para ler este livro. Cheguei a comprar em um site mas acabei esquecendo de pagar o boleto!!! O tema do livro é interessantíssimo! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito desse livro, compraria só pela capa e depois a sinopse. Mas as resenhas que li também me deixaram com vontade de ler. Assim como a sua que você se identificou com o tema.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro.
    Livro de tema forte e atual :) Gostei.

    Me interessei bastante pelo livro, por causa da sua temática, adooro livros assim :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijão
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  14. Ai eu quero muito ler esse livro, não apenas por causas das resenhas que eu li sobre ele (e que foram muito positivas), mas por causa do tema do livro que é muito forte. Adoro dramas.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu li este livro e também me identifiquei muito. Eu já sofri de Bullying por ser baixinha, as pessoas me apelidavam de um monte de coisa, eu antigamente sofria muito com isso, mas isso já não me incomoda mais.
    Eu achei este livro muito perfeito! Gostei muito da Val e mesmo sabendo que ela que teve a idéia da lista, eu não consegui culpa-la, achei e ainda acho que ela foi uma vitima também, e eu sofri junto ela no livro, sua família já não acreditava mais nela e muitas pessoas se afastaram, seus amigos a excluiram e seus colegas? Somente a culpavam. Este livro mexeu muito comigo, mas com certeza não me arrependo de ter lido, ele esta na minha lista de melhores leituras, hehe.
    Sua resenha foi muito boa!! *-*
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Quem nunca sofreu bulling?

    Também fiz uma resenha do livro em meu blog: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2013/03/a-lista-negra.html

    Aguardo seu comentário!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito curioso!Cara, já vi inúmeras resenhas desse livro e fico cada vez mais curioso.Agora eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha lido nada sobre este livro e a capa não me atraía, MAS então leio seu comentário sobre ele no seu TOP de 5 autoras favoritas… E corro aqui para encontrar essa resenha que, PELO AMOR DE DEUS, me fez colocá-lo entre os meus desejados. Não imaginava que A Lista Negra trouxesse temas tão difíceis de abordar e sob uma ótica tão perturbadora. Com certeza, lerei!

    Beijos!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir