Ficção, a científica.



Oê! Tudo bem bom? Sou a Pam, pratica e objetiva que adora me morrer di rir e positividade e sou zeennn mas quando a preguiça ta off sou hiperativa, trabalho com livros e quero viver de livros para todo o sempre, me acompanhe no meu blog pam in blog . com .

Estou aqui toda primeira e ultima sexta do mês para postar um conteúdo literário altamente instigante e informativo para vocês. o.o 

É que o antônimo de ficção pode ser verídico, uma história inventada; ficção, uma história que realmente aconteceu; verídico.

Mas vou falar aqui da ficção científica.
Eu que achava um termo complexo e pensava “puts, eu sou mó ruim em ciências, não vou entender termos científicos”, sério! Na primeira vez que ouvi o termo achei que fosse algo complicado, algo que só alguém como Steven Spielberg conseguiria ler. Ficção científica é um gênero na literatura que foi desenvolvido século XIX. Para ser ficção científica é preciso ter a ciência como componente principal e essencial.




Um livro muito famoso que mais se encaixa no gênero romance terror gótico é o livro de Mary Shelley, 'Frankenstein e o Prometeu Moderno', mais conhecido apenas como Frankenstein . Mas podemos também classifica-lo como ficção científica, afinal a história em suma é que o Dr. Victor Frankenstein que é cientista passa dois anos de sua vida se dedicando a crianção do monstro, monstro que erroneamente, graças ao cinema, é conhecido como Frankenstei, sendo que no livro a autora se refere a ele como monstro, criatura, demônio e etc.




Podemos também citar livros de ficção que só pelo titulo é pura ficção.

  • Guerra nas Estrelas / Star Wars 
  • Jornada nas Estrelas / Star Trek
 



A Ficção Científica se desenvolveu com muitas influências tais como a ascensão da ciência moderna, a elementos cientificos nas histórias de Edgar Allan Poe, Nathaniel Haethorne e Fitz-James O'Brien. Mas o percursor desse genero foi Júlio Verne que usava em seus livros aparecimento de novos avanços cientificos como os submarinos, seus livros mais populares "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1869) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1872).



Consagrados e mais vendidos da Ficção Cientifica:








  • Ficção Científica em série:

A série Feios é bem recente, é um mundo que esta séculos na nossa frente, a perfeição é um padrão de vida, após completarem 16 anos a pessoa passa por uma cirurgia que a deixa perfeita e vai morar na Vila dos Perfeitos, antes da cirurgia moram na Vila dos Feios, as pessoas são altamente manipuladas pelo governo, vivem numa Utopia mas sua protagonista é Tally Youngblood que acaba sendo uma revolucionaria. Muita coisa acontece nessa série, não da pra resumir, é impossível, o autor Scott Westerfeld traz coisas novas a cada livro e nas entrelinhas faz uma critica social gigantesca pra muitos conceitos de sociedade.




Extras é o 4º livro lançado no Brasil em Maio de 2012, esse livro funciona como Spin-off, ou seja, é um livro que nasce da trilogia, conta uma história a parte, a protagonista não é Tally, mas ela faz uma intervenção muito importante na terceira parte do livro.


O Guia do Mochileiro das Galáxias é pura ficção e a diversão é garantida, publicado pela editora Sextante, escrita por Douglas Adams, um dos mais conhecidos e bem-sucedidos autores de ficção científica e comédia da atualidade.

Se for ler, Boa Viagem e não esqueça sua toalha, item indispensável para um mochileiro das galaxia!

A série continua... O 6º livro publicado da série E Tem Outra Coisa (foto a cima) esta sendo publicado por uma outra editora Galera Record e por um outro autor Eoin Colfer, mas há quem diga que a qualidade continua.

Como não citar J. R. R. Tolkien ? A Série O Senhor dos Anéis é uma grandiosa obra de ficção fantástica, podemos bem dizer que o livro 'O Hobbit' faz parte da série porque a toda série partiu dele. 


 



Ficção Cientifica vai muito além dessa postagem, se subdividirmos teremos viagens no tempo, invasões extraterrenas, viagens para fora da terra, criaturas especiais, super poderes, super heróis, retrofuturismo, ciberpunk, pós-apocaliptico, guerras espaciais e tantas outros tópicos. 
Não é apenas um gênero, é um mundo, alias, eu diria mais, é um universo, uma galaxia!



12 comentários:

  1. Oi Pâm! Seja muito bem vinda ao Esconidos no livro!
    Gostei bastante do seu post. Eu também, logo no início, tinha uma certa resistência com ficção. Acho que é o nome que intimida: ficção científica. Credo, Ô nomezinho estranho! rsrsrs Mas depois que começamos a ler e entender o que é realmente, vemos que não é nenhum tipo de bicho de 7 cabeças.
    Gostei muito da sua explicação e dos livros mostrados aqui. Muito sucesso no blog :)
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelas boas vindas, já me sinto em casa ^^
      ficção não é nenhum bicho de 7 cabeças, não mesmo, e se você se propõem
      a viajar e se concentra nas teorias cientificas, tudo fica fácil e
      compreensivo.
      visitei seu blog! é uma fofura ^^

      pam in blog . com
      @paminblog

      Excluir
  2. Ótimo post Pâmela! Ficção científica e distopia são gêneros que não chamam muito a minha atenção. O único livro distópico da atualidade que eu realmente gostei foi Destino, da Ally Condie. Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não gostei de Destino, na verdade eu abandonei a leitura, mas não estava no momento de ler ele, um dia eu pego pra ler de novo.
      Mas Destinos é só uma ficção, não é 'cientifica'. Talvez faltou um elemento cientifico pra me prender.

      bjoO Vanessa ^^ , e quando você vai no clube do livro emm ??

      pam in blog . com
      @paminblog

      Excluir
  3. Ohh descobri que sou viciada em ficção cientifica. Já li a maioria desses livros. Admiravel mundo novo é mtooo bom!

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficção Cientifica é assim, quando você se da conta esta em quase todos os livros que já leu. ^^
      Vanessa to seguindo seu blog, bjoO

      Excluir
  4. Não tinha pensado ficção cientifica como isso tudo, mas gostei muito.
    Tem muito livro aqui que eu queria muito ler como por exemplo: Laranja mecânica, a série Feios e O senhor dos anéis.
    Amei seu post muito interessante mesmo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby é muito importante estarmos atualizados com a literatura moderna, mas temos que ter espaço na estante para os clássicos! Reserve um tempo na sua agenda pra ler Laranja Mecânica, Senhor dos Anéis ou Feios que eu super recomendo porque ameiiiii a série ; )!

      pam in blog . com
      @paminblog

      Excluir
  5. A obra de Tolkien não é ficção científica. É fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Dizer que a obra do Tolkien não é ficção científica é uma calunia e falta de reconhecimento.
      Ele foi responsável pelo nascimento de um gênero literário, a ficção fantástica.

      Leia o livro 'Explicando Tolkien' de Ronald Kyrmse que você ira entender melhor.

      Excluir