[Resenha] Dezesseis Luas - Kami Garcia e Margaret Stohl

 Galera Record /  490 páginas
Kami Garcia e Margaret Stohl


Bem vindos ao condado de Gatlin onde nada acontece desde...desde quando mesmo? Ah, sim! Desde sempre e  sua vida está praticamente traçada.  Os cidadões de Gatlin são orgulhosos de mente fechada, típicos caipiras que se acham melhores que os outros.
Ethan seria só mais um  adolescente típico de Gatlin, isso se não fosse pelo fato de que ele se sente totalmente deslocado, seus desejos são, se formar no ensino médio e  viajar pelo mundo.  Ethan recentemente perdeu a mãe num acidente de carro, e desde então seu pai um escritor de romance gótico se  trancou no escritório onde escreve de madrugada e dorme durante o dia; outra coisa aconteceu com Ethan desde a morte de sua mãe, ele tem sempre o mesmo sonho, onde ele perde uma garota desconhecida mas pela qual ele é totalmente apaixonado. Quem cuida tanto de Ethan quanto da casa é Amma,  sua governanta, Amma é uma senhora extremamente intrigante .
Lena é uma nova garota recém chega a cidade, sobrinha de Macon Revenwood, o esquisitão da cidade, Macon não é visto desde o nascimento de Ethan. Ethan acaba tendo uma grande surpresa ao descobrir que Lena é a garota que a parece em seus sonhos. Ethan encontra em Lena uma grande amiga e vise e versa, ela já morou em vários lugares diferentes. Ethan e Lena vão ficando bem próximos  com o passar do tempo, afinal Lena é a única pessoa que entende Ethan.
Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém que o pessoal daqui já vira. E as diferenças não estavam apenas na aparência.
Eu tinha certeza que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. É, sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, alguém que, no sonho, precisava ser salva, ou tipo isso.
Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, mas agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo. Mas, para me aproximar, teria que enfrentar o tio com fama de louco dela; Amma, nossa governanta supersticiosa, que tinha praticamente me criado; meu pai, que desde a morte de minha mãe só ficava trancado no escritório “trabalhando”; meus amigos e inimigos, as garotas populares da escola...
E ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin, um tipo de segredo que pode mudar tudo a sua volta...
Porém Lena não é uma garota comum, nem mesmo humana ela é,  tanto Lena, quanto seu amor por Ethan estão amaldiçoados e não há como quebrar essas maldições. Muitos mistérios a  rodeiam e várias barreiras terão que ser vencidas se Lena deseja ter um final  menos trágico do que o aquele que a aguarda.
Dezesseis Luas é um livro que tem tanto a escrita quanto a leitura bem descontraída. As autoras foram inteligentes o bastante para abordar um assunto ao mesmo tempo inovador e ao mesmo tempo conhecido, Os Conjuradores, que a explicação mais próxima seria que eles são uma espécie de feiticeiros mas ao mesmo tempo não são; a toda uma história envolvendo esses seres que vai sendo revelada  ao longo do livro. Ainda vemos um envolvimento perfeito entre os conjuradores e  outros seres sobrenaturais , mas sem parecer uma coisa forçda ou mesmo desconexa
 A história em si tem um clima bem sombrio e misterioso porém sem perder seu lado romântico.
Praticamente toda a história é contada por Ethan, mesmo que a história gire em terno de Lena; entretanto você não vê personagem narrador boiando o tempo todo na história, claro que Ethan acaba se envolvendo em muita coisa sem nem mesmo saber no que está se metendo, mas ele não é excluído do que está acontecendo com Lena, aos poucos ele vai descobrindo mais e mais e participando cada vez mais da vida dela.
Lena e Ethan não são o típico casal água com açúcar, extremamente grudentos e irritantes , apesar deles se tornarem bem dependentes um do outro com o passar do tempo, eles até que são um casal adolescente bem fofinho quando não estão lidando com dramas maiores do que eles.
O livro ainda lida com o dilema das escolhas, que nem sempre são simples e por diversas vezes são maiores do que nós mesmos, e que toda escolha tem seu preço, mas ele nem sempre é justo.
O final é surpreendente e melhor do que poderia imaginar, as autoras foram espertas e criativas, apesar de ter um forte apelo e instigar a curiosidade do leitor, não é o típico final de " continua no próximo livro". 



O que acharam? 
Comentem e façam uma blogueira feliz :D

14 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro,a resenha ficou ótima,mistérios e amor,adoooro!!
    Parabéns pela resenha.
    Bjos Fabi
    http:roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro escrito por duas autoras e este é um que com certeza vai para a minha wishlist.

    Adorei sua resenha e já estou seguindo aqui. Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha fila de leituras mais as opiniões são bem divergentes, então vou dar uma oportunidade para tirar minha própria opinião !
    Adorei a resenha, adoro livros com aventura e amor !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita pra falar sobre este livro
    pra mim ele é MARAVILHOSO
    uns dos livro mais legais que li no ano passado
    recomendo o segundo da série que é na minha
    opnião uns dos melhores livros que eu li neste ano
    até agora
    mil bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Tata! Estou ansiosa para ler Dezesseis Luas e Dezessete Luas! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Hmm sei não. Tem gente que se decepcionou na leitura. Sei lá, achou infantil d+...

    Mas a resenha e avaliação foi muito criativa!

    ResponderExcluir
  7. Não é uma das minhas séries favoritas, mas eu gosto. Não curto muito a Lena e o Ethan não me conquistou muito, mas ainda assim é um livro interessante. Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção nele foi o fato de ele ser tão grande rs. Mas acho Dezessete Luas beeeem melhor.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro na minha estante para ler tem um tempinho! Mas andei lendo umas resenhas tão negativas, que desanimei!
    Porém, pretendo ler em breve para tirar a prova dos nove! hehehe

    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. eu já li esse livro faz um tempinho e ele é mtooo bom!!! quero ler logo o segundo, mas esta mto caro para comprar rsrsrs

    tem meme pra vc lá no blog.

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tenho esse livro,mas tenho um livreto que veio numa compra de livros e gostei da sinopse.
    Instigante para ler,uma ótima dica.
    Abração,Alexandra

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro ainda, mas o pessoal fala tão bem, que vou acabar me rendendo...rs Sua resenha ficou mt bacana. Parabéns. :)
    Beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, bem diferente e ousada, continue assim, sou louca para ler este livro.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu to doida pra ler esse livro!!
    Sua resenha fico ótima, parebéns.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. E a primeira vez que leio sobre o livro...E adorei....Adoro um pouquinho de misterio e magia...

    ResponderExcluir